Alunos da pós-graduação do IDESF fazem visita técnica ao Paraguai

0
79

Um grupo de alunos da Pós-Graduação em Ciência Política, Estratégia e Planejamento com Ênfase em Fronteiras, formação oferecida pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), em Foz do Iguaçu e Cascavel, participou neste final de semana (16 a 18.11) de uma visita técnica ao departamento de Itapua, no Paraguai. As visitas técnicas fazem parte do currículo do curso e têm objetivo de proporcionar aos alunos conhecimento aprofundado e ‘in loco’ sobre as principais questões relacionadas à tríplice fronteira.

O grupo conheceu a estrutura das Polícia Nacional de Fronteira na cidade de Encarnación, onde presenciou o reconhecimento deste corpo de segurança ao aluno do curso da pós-graduação, policial Javier Flores, pela autoria do hino da polícia nacional paraguaia. Os alunos também conheceram a estrutura de segurança da Penitenciária Regional de Itapua, na cidade de Encarnación.

Outro ponto da visita, que durou três dias, foi a Represa Hidroelétrica da Entidade Binacional de Yacyreta, na fronteira entre o Paraguai e a Argentina. Os alunos também conheceram pontos históricos da região, como as Ruínas Jesuítas de Jesus y Trinidad, também no departamento de Itapua, e realizaram um passeio de trem passando sobre a Ponte Internacional Encarnación-Posadas, Beato Roque Gonzalez de Santa Cruz e aduana argentina.

O curso de Pós-Graduação em Ciência Política, Estratégia e Planejamento com Ênfase em Fronteiras prevê visitas técnicas programadas ao longo dos módulos, que tratam das questões macros de todas as áreas essenciais das fronteiras. As duas turmas que participaram da visita têm formatura marcada para os dias 30.11, em Cascavel, e 08.12, em Foz do Iguaçu. Em Cascavel, a pós-graduação é oferecida em parceria entre a IDESF, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e ESIC – Business & Marketing School.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome