(Re)Definições de fronteiras: Visões interdisciplinares

0
38992

SINOPSE

O livro (Re)Definições das Fronteiras – Visões Interdis­ciplinares é resultado das atividades realizadas pelo Insti­tuto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), sediado em Foz do Iguaçu/PR, no seu compromisso de promover a criação de mecanismos que fomentem a igualdade à integração das regiões de fronteiras, atuando em parcerias (públicas e privadas).

Toda e qualquer incursão acerca da temática fronteiras neces­sariamente passa por um emaranhado de concepções e con­ceitos que extrapolam o senso comum. É neste sentido que a presente obra aborda temas como segurança, defesa, con­trabando, violência, globalização, integração regional, direito internacional, realidades sociais, políticas e econômicas das regiões fronteiriças, entre outros.

A fronteira, portanto, vai muito mais além da definição tradi­cional, ou seja, enquanto região limítrofe do Estado e está sujei­ta a interpretações distintas do restante do território nacional. Sendo assim, buscou-se que esta (re)definição do conceito de fronteiras fosse concebida através da interdisciplinaridade, da busca pelo entendimento singular e particular inerente a estas regiões.

O livro conta com a participação conjunta de pesquisadores nacionais (Universidade Federal do Tocantins – UFT) e inter­nacionais (Universidade de Coimbra/Portugal), bem como com a visão de entes públicos brasileiros que atuam direta ou indiretamente com questões relacionadas às fronteiras.

Clique aqui para comprar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome