Policial militar escreve livro com análise do Batalhão de Polícia de Fronteira

2
1825

O policial militar Luis Eduardo Beiger da Luz, que faz parte do Batalhão de Polícia de Fronteira, o BPFRON, escreveu um livro intitulado: “A necessidade da consolidação de uma doutrina de policiamento de fronteira na Polícia Militar do Paraná: uma análise do Batalhão de Polícia de Fronteira”. O livro foi editado pela Editora IDESF e a versão em e-book está disponível no site “Clube de autores”.
Luis explicou que a obra tem o objetivo principal de justificar, de maneira técnica, a
necessidade de consolidação, no âmbito da Polícia Militar do Paraná, de uma doutrina de ações e operações especializadas. A criação de uma diretriz faz com que o policial que atua no policiamento de fronteira tenha respaldo para executar essas funções. “Penso que uma das minhas funções é ajudar a garantir efetividade, eficácia e continuidade nas ações desenvolvidas no combate à criminalidade na região de fronteira do estado do Paraná e, para isso, além do trabalho em campo, abordei no livro conceitos, dados, informações e sugestões sobre as características de fiscalização em regiões de faixa de fronteira”.
Luciano Stremel Barros, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), destacou a importância de divulgar estudos como este. “O IDESF tem a honra de fazer a editoração de um material que contribui para o desenvolvimento das atividades de fiscalização nas fronteiras. No livro, o Luis trouxe uma riqueza de dados relacionados a tais atividades e teve o cuidado de estudar e compartilhar informações sobre experiências de outros países, o que direta e indiretamente soma esforços no desenvolvimento do Brasil”.

No conteúdo, estão o histórico do BPFRON, a divisão administrativa, também há a abordagem relacionada à patrulha policial, as operações fluviais, terrestres e em portos de entrada, operações com cães e operações interagências, além de compartilhar informações sobre experiências positivas do Brasil e de outros países. Segundo Luis, a efetividade
do policiamento de fronteira reside na especialização do efetivo, no uso de
meios adequados para a execução das atividades e na aplicação coordenada
de esforços.

Em alguns trechos do livro, Luis elencou informações sobre países como EUA, Alemanha e Argentina, onde já existem órgãos específicos para tratar de ações dentro da atividade de fronteira e mostra os impactos da formação e seleção dos policiais que atuam nessas regiões, além das capacitações em conjunto com outras forças policiais. “Uma doutrina de policiamento faz com que toda a sociedade seja beneficiada. Um exemplo bem prático é a existência de roubos de veículos, que acontecem em grandes cidades e, hoje, por meio de inteligência, integração e forma organizada de atuação, conseguimos recuperar boa parte deles antes de passarem a fronteira”.

O E-book aborda os diversos temas ligados ao policiamento de fronteira.

2 COMENTÁRIOS

  1. Este assunto é bastante sensível para a soberania nacional. É imprescindível a proteção de nossas fronteiras. Entendo que está inclusive alinhada com a missão das forças armadas e o aperfeiçoamento de todos está presente na interoperabilidade. Estamos à disposição

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome