Pesquisador propõe metodologia de elaboração de mapas didáticos de bacia hidrográfica em zona de fronteira no Norte do Brasil

0
1429

Como professor de geografia no Amapá há mais de 15 anos, Rilton José Vieira Pereira sentia falta de um componente didático importante para ensinar aos alunos sobre as características do estado: mapas da região. “Após uma análise prévia, constatamos que, em pleno século XXI, ainda não existem livros didáticos que representem, com clareza e eficiência, exemplos condizentes à realidade da zona de fronteira entre o estado do Amapá e a Coletividade Territorial da Guiana Francesa”, destacou Rilton. Na entrevista, ele comentou que os livros didáticos utilizados no Ensino Médio contemplam mapas das regiões Sul e Sudeste, mas sentia falta de tais elementos que retratassem a região Norte. E expressou a preocupação: “Como vou desenvolver as competências e habilidades dos meus alunos? E com a nova Base Nacional Comum Curricular, que propõe tornar o aluno protagonista?”

Foi essa lacuna, de verificar que não existiam, por exemplo, mapas didáticos de bacias hidrográficas locais, é que ele elaborou, em dissertação de mestrado da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), parâmetros para elaboração de mapas, o passo a passo de como construir atlas didáticos de bacia hidrográfica em zona de fronteira, além de apontar as bases teóricas e metodológicas que visam à consolidação de um instrumento didático.

Além da metodologia, Rilton, que também é técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amapá, na área de geoprocessamento, elaborou um conjunto de 14 mapas da bacia hidrográfica do Rio Oiapoque. “Na produção do conjunto dos mapas, utilizei o software QGIS – versão 2.18. É uma plataforma livre que, de modo geral, manipula, organiza e produz informações sobre o espaço. É um software livre e de fácil acesso, que funciona tanto em sistema operacional pago quanto gratuito”.

Rilton também destaca que tal metodologia pode ser útil na elaboração de mapas didáticos de bacia hidrográfica de qualquer região do país. O título da dissertação, apresentada no final do ano passado, é “Elaboração de atlas didático em zona de fronteira através do caso da fronteira entre Brasil e França” e está disponível para download aqui.

Um dos mapas elaborados por Rilton mostra o volume pluviométrico na região da Bacia Hidrográfica do Rio Oiapoque.
Outro mapa mostra a hidrografia na região da Bacia Hidrográfica do Rio Oiapoque.
Rilton José Vieira Pereira é professor de geografia no Amapá há mais de 15 anos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome