Pesquisador do IDESF participa de seminário sobre relações internacionais

0
2207

O pesquisador convidado do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), Fernando Jose Ludwig, participa nesta sexta-feira (28) do 4º Seminário de Relações Internacionais, realizado pela Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). O evento acontece na quinta e sexta-feira (28 e 29), na Universidade da Integração Latino Americana (UNILA).

Professor da Universidade Federal de Tocantins (UFT), Ludwig participa da mesa ‘Paradigmas e temáticas para além da teoria ocidental das relações internacionais’, das 12h45 às 14h30, onde apresenta o trabalho “As fronteiras da América do Sul à luz da teoria crítica”, sobre a marginalização das fronteiras nas teorias das relações internacionais.

Segundo o pesquisador, as regiões fronteiriças não receberam a devida atenção por parte dos teóricos, uma lacuna suprida pela teoria crítica. “Na prática, fronteiras normalmente são vistas como fonte de conflitualidade, ou meramente como limite territorial”, enfatiza o pesquisador no artigo que embasa a apresentação.

O pesquisador considera que as fronteiras devem ser direcionadas para o cerne das discussões nas teorias das relações internacionais. “Criou-se a ideia equivocada de que vivemos num mundo sem fronteiras. É preciso compreender que elas têm um novo papel na sociedade contemporânea”, avalia Ludwig.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome