Inscrições abertas para ouvintes – Lançamento da revista científica (RE) Definições

0
1051

Nos dias 19 e 20 de junho de 2023, no período da manhã e da tarde, será realizado o lançamento da Revista (Re)Definições das Fronteiras, que se destina à publicação de artigos científicos inéditos e interdisciplinares, entrevistas, relatos de experiência e resenhas de livros sobre temas ligados às fronteiras.
O evento de lançamento contará com a apresentação dos artigos pelos autores e será realizado de forma híbrida: presencialmente, na Escola Superior da Polícia Rodoviária Federal, em Florianópolis (apenas para pessoas previamente cadastradas) e também haverá transmissão pelo canal do YouTube do IDESF. Os interessados em participar como ouvintes podem inscrever-se clicando aqui. Haverá emissão de certificado para quem acompanhar a transmissão.
Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF, destaca que o (RE) Definições é um projeto que nasceu junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), em 2015. “Hoje já é um projeto maduro, com centenas de artigos publicados. Em parceria com a UniPRF, ganha envergadura de uma revista científica, que reúne também as publicações dos alunos da Pós-graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras para aprimorar ainda mais os estudos referentes às fronteiras”.
Luciano ainda destaca que são abordadas diferentes linhas de pesquisa, desde segurança, defesa, desenvolvimento e infraestrutura.

Programação preliminar

19 de junho de 2023
9h: Abertura – Luciano Stremel Barros, Fernando Ludwig, Diretor da UniPRF, Diego Fernandes Brandão.
9h30: A geopolítica da energia na fronteira Brasil-Paraguai: o Tratado de Itaipu – Marcos Mesquita, Nicolly Marinho, Camilo Pereira Carneiro.
9h45: O uso de tecnologias através do videomonitoramento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Foz do Iguaçu-PR pelas agências de segurança pública e defesa social – Josnei Fagundes Marquardt, Alessandro Luiz Chichoski.
10h: A Casa do Migrante de Foz do Iguaçu: histórico e atendimentos sob perspectiva do tráfico de pessoas na tríplice fronteira – Rosane Amadori.
10h15: O descaminho de vinhos e o comportamento oportunista dos agentes econômicos – Mauro Salvo.

Intervalo

14h15: EUA E TRUMP: como o nacionalismo influenciou na balança de poder mundial – Manuel Hermeto Vasconcelos Junior.
14h30: A LGPD e as novas fronteiras no âmbito da troca de informações fiscais internacionais dos contribuintes brasileiros – Aicha de A. Q. Eroud, Fabrizio Bon Vecchio, Fernando C. da Silva Maraninchi.
14h45: Integração entre a Polícia Federal do Brasil e as Polícias do Uruguai na fronteira das cidades gêmeas Santana do Livramento/RS e Rivera/ROU – Paulo Roberto Nunes.
15h: Travessias globais II: o redesenho das fronteiras a partir da perspectiva ecológica dos direitos humanos – Claudia Loureiro.

15h15: O impacto da construção da nova ponte entre Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu, no processo de integração na saúde pública – Antonio Jissone Tavares, Eversson Cadaval Madruga.

20 de junho de 2023
9h30: Crise climática, mecanismos de reação, Direito do Mar e a fronteira marítima no Brasil – Gabriel Pacheco Mello Cunha.
9h45: Segurança pública nas fronteiras do Brasil – William Thomas.
10h: Análise da destruição e inutilização de mercadorias apreendidas pela Receita Federal do Brasil nas regiões de fronteira – Clayton Manoel Pascoal.
10h15: Rumo aos dez anos da “Monções – Revista de Relações Internacionais da UFGD”: trajetória e horizontes – Tomaz Espósito Neto.

Intervalo

14h: Abertura – Luciano Barros, Fernando Ludwig, Delegada Luciana do Amaral Alonso Martins, Diretora de Ensino da Academia Nacional de Polícia (DIREN-ANP/PF).
14h15: A eficácia da legislação criminal para a repressão de transporte ilícito de valores -Aletea Vega, Cristiano Gobbo.

14h30: Ambiente fluvial, violência e as commodities ilícitas nas cidades brasileiras lindeiras ao Lago de Itaipu – Eloiza Dal Pozzo, Luciano Stremel Barros.
14h45: A geopolítica sanitária: pandemia, apartheid vacinal e desigualdade global – Samuel de Jesus.
15h: Trânsitos fronteiriços de pessoas transgêneras: questões contemporâneas – Melissa Salinas Ruiz.
15h15: Análise da implantação do Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na escola do município de Cascavel/PR: a evolução das condições de segurança contra incêndio e pânico nas edificações da rede pública municipal de educação de 2016 a 2021 – Tiago Alves Cardoso, Nilson Rosa Faria.

Intervalo

15h45: Operações interagências no Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF) – Marcelo de Melo Pontes Feliciano.

Links das transmissões:

19.06 – manhã: https://www.youtube.com/watch?v=Lk0uBd8qE3g
19.06 – tarde: https://www.youtube.com/watch?v=3_pPYT4L5Wk
20.06 – manhã: https://www.youtube.com/watch?v=Yj4zCgVYWfI
20.06 – tarde: https://www.youtube.com/watch?v=18ExCB0GdYM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome