Alunos da pós-graduação IDESF fazem visita técnica ao CIOF

0
880

Como parte das atividades acadêmicas, os alunos da Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico Social de Fronteiras (IDESF), em parceria com a ESIC – Business & Marketing School, fizeram uma visita técnica ao Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), em Foz do Iguaçu (PR). Nesta edição do curso, a UniPRF é a principal parceira no aperfeiçoamento das atividades dos servidores que atuam nas áreas de fronteira. O Diretor da UniPRF, inspetor Marcelo Vinicius, participou da visita junto a outras autoridades, como o Coordenador Geral de Fronteiras do Ministério da Justiça, Coronel Saulo Sanson Silva, o Coordenador do Arco Sul da Operação Hórus, Coronel Éveron César Ferreira e o Chefe de Gabinete da Secretaria de Operações Integradas, Coronel Mauro Cabral.

Na oportunidade, o Delegado de Polícia Civil Adriano Bini mostrou as atividades realizadas no CIOF e o formato de trabalho integrado entre as forças policiais. O Presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros, apresentou o estudo “O mercado ilegal de defensivos agrícolas no Brasil”, realizado em parceria com a Croplife e cujo conteúdo traz diversos dados fornecidos pelas forças policiais e de fiscalização. Luciano também comentou sobre o recente formato adotado no desenvolvimento da pós-graduação – online – e destacou: “Este curso de pós-graduação, em parceria com a UniPRF, congrega alunos de todos os 11 estados fronteiriços, sendo um excelente mecanismo de integração. Os alunos provenientes de diversas forças de segurança dinamizam os conteúdos, discutindo exemplos e trazendo contribuições de cada região fronteiriça do país”.

O Coronel Saulo Sanson Silva apresentou o programa Guardiões da Fronteira, outra plataforma integradora para aumentar a presença do estado e a efetividade do controle nas fronteiras, cujos pilares são as capacitações, aquisições e operações, o que gera resultados imediatos para a segurança da população.

Outra força de segurança atuante na pós-graduação e também na integração policial é o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). Na oportunidade, o IDESF formalizou a doação de um cão para auxiliar o BPFron nas atividades de fiscalização.

Leia mais:

UniPRF foca em aprimorar conhecimentos em operações de fronteira

Agentes de segurança pública de estados fronteiriços do Brasil iniciam pós-graduação do IDESF em conjunto com a UniPRF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome