Últimos dias para inscrições no VI Colóquio Fronteiras e Direitos Humanos na UE e Mercosul

0
429

O evento é gratuito e será realizado online. Participantes receberão certificado

Nos dias 26 e 27 de outubro, às 19h30 (Horário de Brasília), será realizado via transmissão online o “VI Colóquio sobre fronteiras e direitos humanos na União Europeia e no Mercosul”.
A programação e as inscrições podem ser acessadas em: www.idesf.org.br/eventos/vi-coloquio-ue/

O Professor Tomaz Espósito Neto, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que também é um dos organizadores do evento, explica o que a União Europeia e o Mercosul representam, principalmente em termos de relacionamento: “A UE como um bloco é o segundo maior investidor externo nos países do Mercosul e o maior mercado de produtos industrializados dos países do Mercosul. Além disso, há um grande fluxo, principalmente de multinacionais, e existem áreas convergentes como serviços, serviços bancários, produtos industriais e fármacos, dentre outros. Também cabe uma análise sobre as áreas de divergência, como agricultura, patentes e propriedade intelectual”.
Os debates permearão 2 temáticas principais: “Os desafios da política externa brasileira no Bicentenário da Independência” e “Os desafios, as oportunidades e as experiências da paradiplomacia no Mercosul e na União Europeia”.
Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF, comentou que é de fundamental importância discutir tais temas voltados para as áreas de fronteira. “O Colóquio sempre traz abordagens muito relevantes para refletirmos sobre determinadas realidades. A UE promoveu uma construção de cooperação entre os países membros muito eficiente e, em termos de direitos humanos, precisamos expandir o debate para mitigar os problemas num mundo onde diversas crises migratórias se apresentam e encontrar mecanismos para o estabelecimento da paz”. Luciano complementa que, em resumo, tais temas podem impulsionar a construção de políticas públicas.
O evento é uma realização do Programa Erasmus, Cátedra Jean Monnet (UFGD), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), Ministério da Defesa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Inscrições
O “VI Colóquio sobre Fronteiras e Direitos Humanos na União Europeia e Mercosul” será realizado em formato online, com transmissão pelo canal do Youtube do IDESF. O link da transmissão será enviado aos inscritos um dia antes do evento no e-mail informado no ato da inscrição. Será concedido certificado aos participantes.
Link para inscrições: www.idesf.org.br/eventos/vi-coloquio-ue/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome