IDESF, UFGD e parceiros terão estudos e eventos acadêmicos financiados pela UE

0
882

Das milhares de submissões realizadas por diferentes organizações de todo o mundo, mais um projeto relacionado à Cátedra Jean Monnet foi aprovado na última chamada do programa Erasmus + da União Europeia (UE).
A Cátedra desenvolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática da parceria estratégica entre o Brasil e a UE. Dentre os exemplos de ações desenvolvidas está o “Colóquio sobre Fronteiras e Direitos Humanos entre o Mercosul e a União Europeia”, evento que está na sexta edição e que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro. A iniciativa prevê, ainda, mobilidade acadêmica internacional e missões de trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus para adensar a cooperação científica. Para tanto, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) receberá 50 mil euros para desenvolver as atividades do projeto no período de três anos.
Segundo o coordenador, Prof. Dr. Tomaz Espósito Neto, “o projeto de Cátedra é um reconhecimento da qualidade da produção acadêmica da UFGD”. O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), Luciano Stremel Barros, destacou os bons resultados junto à parceria com a UFGD e os demais parceiros e, sobre as temáticas abordadas, ressaltou: “Temos a UE como modelo de integração e cooperação e trocar essas experiências no âmbito do Mercosul é extremamente relevante”.
Além da UFGD, participam do projeto organizações, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e o IDESF, entre outras.
Por fim, a UFGD, além dessa iniciativa, faz parte da equipe do projeto “European Union and Brazil Hub for Innovative and Sustainable Strategies”, capitaneado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) . O escopo dessa iniciativa é ampliar o diálogo de pesquisadores e o intercâmbio de boas práticas nas áreas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

VI Colóquio sobre Fronteiras e Direitos Humanos na União Europeia e Mercosul

O “VI Colóquio sobre Fronteiras e Direitos Humanos na União Europeia e Mercosul” acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro em formato online, com transmissão pelo canal do Youtube do IDESF. O link da transmissão será enviado aos inscritos um dia antes do evento no e-mail informado no ato da inscrição. Será concedido certificado aos participantes.

Para fazer a inscrição no evento, clique aqui!

Programação

Data: 26 de outubro de 2022

Horário: 19h30 (Horário de Brasília)

Mesa 1: “Os desafios da política externa brasileira no Bicentenário da Independência”.

Palestrantes:
– Prof. Dr. Paulo Roberto de Almeida (Diplomata, Ministério das Relações Exteriores do Brasil e IBMEC)
– Prof. Dra. Andrea Ribeiro Hoffmann (PUC-RJ)
– Prof. Dr. Guilherme Stolle Paixão e Casarões (FGV-SP)

Moderador: Prof. Dr. Tássio Franchi (ECEME)
Debatedor: Prof. Dr. Diego Trindade d’Ávila Magalhães (UFG)

Data: 27 de outubro de 2022

Horário: 19h30 (Horário de Brasília)

Mesa 2: “Os desafios, as oportunidades e as experiências da paradiplomacia no Mercosul e na União Europeia”.

Palestrantes:
– Prof. Dr. Henrique Sartori de Almeida Prado (UFGD – UNIFRON)
– Prof. Dr. Camilo Carneiro Pereira Filho (UFG)
– Prof Dr. Bruno Ricardo Viana Sadeck Dos Santos (UFPEL)
– Profa. Dra. Suellen Mayara Peres de Oliveira (UNILA)

Moderadora: Profa. Dra. Tarin Cristino Frota Mont´Alverne (UFC)

Debatedora: Profa. Dra. Déborah Silva do Monte (UFGD)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome