IDESF lança série “Debates para o Brasil do futuro”

0
1064

Para contribuir com avanços no desenvolvimento socioeconômico do Brasil, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) lança a série “Debates para o Brasil do futuro”, em que busca promover a construção do conhecimento e o debate democrático entre representantes de organizações públicas e privadas, universidades, pesquisadores, políticos, pensadores e a comunidade. Nestas reflexões sobre o Brasil são contempladas, especialmente, as regiões de fronteira, áreas com intenso potencial de desenvolvimento. “Pensar no bem estar da população e no desenvolvimento das cidades e do país requer que estejamos abertos ao diálogo, a ouvir e debater diferentes pontos de vista. O Brasil é privilegiado por toda a diversidade que tem e é nosso papel como cidadãos reforçar a base do estado democrático e da construção coletiva de um país melhor”, destacou Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF.
O primeiro entrevistado da série é Sérgio Moro, Ex-ministro da justiça e segurança pública, que abordou o tema “Segurança pública nas áreas de fronteira”. Moro fez abordagens relacionadas desde aos aspectos culturais, em visualizar as fronteiras como local de oportunidades e não de problemas até a necessidade de maior integração com os outros países do Mercosul também na área de segurança pública. “O passo principal seria a criação de centros integrados com forças-tarefas que tivessem a participação dos policiais dos vários países envolvidos. Esses centros de operação, como o CIOF, de Foz do Iguaçu, deveriam ser instalados em outros pontos de fronteira do Brasil para que haja troca de bancos de dados e informações”.
A entrevista com Moro está disponível no canal do Youtube e no Spotify do IDESF, no link: https://bit.ly/3BiDmwa

Próximos temas e entrevistados

“Hidrovia Paraguai-Paraná”
Entrevistado: José Renato Ribas Fialho, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários da Antaq e Diretor Superintendente Substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

“Educação e gestão pública”
Entrevistado: Henrique Sartori de Almeida Prado, Cientista político, Professor e Ex-Secretário executivo do MEC e Ex-Secretário Nacional de regulação e supervisão da educação superior do MEC.

“Agricultura, sustentabilidade e segurança alimentar: cenários e desafios para o Brasil”
Entrevistado: Fernando Mendes Lamas, Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

Também estão em articulação entrevistas com o economista Marcio Pochmann, sobre economia formal e as áreas de fronteira e com Geraldo Alckmin, sobre visões de Brasil, cidades inteligentes e sustentáveis.
As entrevistas, publicadas semanalmente, podem ser acompanhadas por meio do site do IDESF: www.idesf.org.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome