Ex-alunos da pós-graduação do IDESF publicam artigos em revista científica

0
1015

Os ex-alunos da Pós-graduação em “Gestão, estratégia e planejamento em fronteiras” (turma 2019-2021) e servidores da Receita Federal, João Ernesto Roso Pedebos e Marcelo Delvaux Ferreira, tiveram artigos selecionados para publicação na revista científica do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita). Em breve, as publicações estarão disponíveis no site: https://sindireceita.org.br/beneficios/universidade-at

O Presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros, salienta a visão estratégica do Sindireceita em apoiar a formação dos servidores que atuam nas áreas de fronteira. “Estes trabalhos científicos realizados pelos ex-alunos reforçam a importância de encontrar nas experiências práticas a condição de elevar o nível de discussões para o mundo acadêmico e possibilitar a análise mais aprofundada de cenários, além do registro histórico de fatos que já aconteceram na região”.

João Ernesto destacou que a ideia de escrever a respeito do tema “Receita Federal e demais órgãos no combate ao contrabando e descaminho na tríplice fronteira (2001 a 2014)” é antiga, pois ele mesmo foi testemunha e atuou nos trabalhos de repressão ao contrabando e descaminho da Receita Federal no início dos anos 2000. “A RF, unida a outros órgãos, mudou o cenário de Foz do Iguaçu. De uma cidade com altos índices de criminalidade, passou a uma cidade reconhecidamente turística, mais limpa e com índices de violência muito menores. O trabalho todo é baseado em testemunhas, em pessoas que foram protagonistas e falaram sobre a experiência de diversos órgãos públicos nesse desafio”. No artigo, João Ernesto também detalha a cooperação interagências e o diálogo com o poder legislativo e judiciário para mudanças legais e doutrinárias, além de convênios com outros órgãos da administração pública e privada.

Marcelo publicou o artigo intitulado “Anjos ou demônios: visão dos cidadãos de Foz do Iguaçu sobre os servidores de segurança pública”, em que apresenta um histórico sobre algumas organizações relacionadas à segurança pública e analisa a opinião de uma amostra de 70 entrevistados sobre as percepções que têm a respeito das forças de segurança e seus agentes. “Trabalho na RF há 26 anos e nunca tinha visto um trabalho que apresentasse de que forma a população enxerga os agentes de segurança pública. Foi uma oportunidade única de conhecer a opinião dos entrevistados e ainda mais ter o artigo publicado em uma revista científica”.

As fotos a seguir mostram a diplomação de João Ernesto e Marcelo, realizada no auditório da Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu em 2021.

João Ernesto Roso Pedebos (o penúltimo, da esquerda para a direita), escreveu o artigo “Receita Federal e demais órgãos no combate ao contrabando e descaminho na tríplice fronteira (2001 a 2014)”.
Marcelo Delvaux Ferreira (o penúltimo, da esquerda para a direita), escreveu o artigo “Anjos ou demônios: visão dos cidadãos de Foz do Iguaçu sobre os servidores de segurança pública”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome