ONU-Habitat lança projeto de desenvolvimento urbano sustentável em regiões de fronteira

0
1019

O projeto Conexões Urbanas, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), terá como foco o planejamento de espaços públicos para comunidades inclusivas e, na América Latina, será aplicado nos seguintes grupos de cidades: Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai) e também Barracão, Bom Jesus do Sul, Dionísio Cerqueira (Brasil) e Bernardo de Irigoyen (Argentina). As atividades darão ênfase à dinâmica dos espaços públicos dos seis municípios. Durante dois anos, a equipe do projeto realizará capacitações com atores locais, aplicará metodologias participativas e revisará políticas públicas em cidades do Brasil, Argentina, Paraguai e também do Líbano.
Com base nessas informações e na participação dos habitantes, o programa vai apresentar uma proposta de projeto técnico-arquitetônico para os espaços públicos identificados como prioritários, além de realizar recomendações de políticas públicas. Também estão previstos eventos e oficinas regionais e internacionais com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre as cidades participantes do projeto.
O Oficial Sênior Internacional do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul, Alain Grimard, explicou sobre a escolha das cidades. “As duas regiões já possuem práticas de cooperação transfronteiriça, a exemplo do Consórcio Intermunicipal da Fronteira, na região de Barracão, e do Conselho de Desenvolvimento Trinacional, na região de Foz do Iguaçu. Essas ações colaborativas acontecem sobretudo em espaços públicos, o que vai ao encontro da proposta do projeto de fortalecer as autoridades locais e elaborar políticas públicas que promovam coesão social, segurança e desenvolvimento econômico de cidades transfronteiriças”.
Segundo a Assessoria de imprensa da ONU-Habitat Brasil, em termos de projeto, o desenvolvimento de espaços públicos de qualidade contribui para uma maior e melhor convivência entre as pessoas, o que estimula trocas culturais e convívio harmônico entre seus usuários. “Neste sentido, o Conexões Urbanas tem como objetivo aumentar as capacidades das autoridades e comunidades locais para aplicar o planejamento e desenho urbano visando a inclusão de todas as pessoas, promovendo a coesão social e reforçando a cooperação transfronteiriça entre as cidades selecionadas”.

*Com informações da ONU-Habitat Brasil

Encontros técnicos já começaram a ser realizados nas prefeituras de municípios do Brasil e da Argentina. A programação do projeto se estende até o final de 2023. Foto: Sabrina Albuquerque

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome