IDESF é citado em matéria do jornal The Daily U.S. News sobre o contrabando de agroquímicos

0
1547

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) serviu de fonte para matéria do jornal The Daily U.S. News sobre o roubo e o contrabando de defensivos agrícolas no Brasil. Publicada no site do jornal nesta segunda-feira (06), a reportagem tem como gancho a apreensão, em dezembro, de 22 toneladas de agroquímicos roubados em operações da Polícia Militar de Goiás e Tocantins. Os pesticidas foram avaliados em cerca de US$ 1,5 milhão.

‘Em novembro, a BBC informou que membros de gangues armadas invadiram fazendas para roubar pesticidas. As gangues são suspeitas de usar drones para localizar os produtos agrícolas’, diz a reportagem.

A matéria traz a informação de que a lucratividade do mercado ilícito de agroquímicos já atraiu o crime organizado, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), organizações que estão enraizadas no Paraguai. E destaca o aumento de incidência do contrabando vindo do país vizinho, enfatizando que a regulamentação paraguaia e bem mais flexível em relação a esses produtos.

A matéria fala do estudo lançado pelo IDESF em meados do ano passado sobre o mercado ilegal de agroquímicos. O diagnóstico ‘O contrabando de defensivos agrícolas no Brasil’ traz um levantamento completo da movimentação das quadrilhas desde as fronteiras brasileiras até os principais mercados consumidores: as áreas agrícolas brasileiras.

E traz ainda uma fala do presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros, em seu pronunciamento na audiência pública realizada no Senado Federal, a pedido da senadora sul-mato-grossense, Soraya Thronicke, e motivada pelo estudo do Instituto. “O contrabando de pesticidas está crescendo no país à medida que a agricultura brasileira cresce… Esse contrabando se tornou uma grande preocupação, pois não é um mercado pequeno, mas uma grande economia controlada por quadrilhas especializadas”, disse Barros no Senado Federal.

Veja matéria completa: https://thedailyusnews.com/brazil-fighting-pesticide-smuggling-war-on-two-fronts/amp/?fbclid=IwAR3MiLM04iQIg4EzjWNBCNRlVzI9yR5DvrL5Au1gX0f9AL7DS8rO7BFyZZk

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome