Diretoras do IDESF participam nos EUA de evento sobre crimes transnacionais

0
2012

As diretoras do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), Vanessa Miranda e Djéssica Martins, participam nas próximas duas semanas do curso Combating Transnational Threat Networks ou Combate às Redes de Ameaças Transnacionais, promovido pelo Centro de Estudos de Defesa Hemisférica, dos EUA. Por sua atuação em ações de segurança e defesa das fronteiras, o IDESF é uma das duas únicas instituições brasileiras selecionadas pelo CTTN para fazer parte do curso.

O objetivo principal é conceituar novas abordagens para combater organizações criminosas transnacionais e redes ilícitas na América Latina. O curso iniciou nesta segunda-feira (18) e vai até o próximo dia 29, em Whashington DC.

A formação reúne participantes das américas em torno de atividades relacionadas à elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas sobre crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e de pessoas, falsificação e cibercrimes. As atividades preveem ainda análise das organizações criminosas transnacionais e avaliação de estratégias, políticas e governança nos âmbitos nacional, regional e internacional para combatê-las.

“Participar do curso é um reconhecimento à atuação do IDESF e, certamente, trará à instituição novas perspectivas para projetos transnacionais”, avalia Vanessa Miranda. “São crimes transfronteiriços de grande repercussão e impacto social. Os temas congregam o poder público e uma gama de entidades internacionais envolvidas no combate dessas ilicitudes”, completa Djéssica Martins. As diretoras farão apresentação de temas relacionados ao tráfico de pessoas.

Sobre o IDESFO IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

Rosane Amadori

Assessoria de Comunicação IDESF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome