Seminário Fronteiras do Brasil

0
3031

Por quarto ano consecutivo o IDESF, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras, realiza o Seminário Fronteiras do Brasil, que acontece desde seu primeiro ano no auditório da Polícia Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR.

O seminário, que faz parte do calendário estadual de eventos, nasceu com a missão de criar um ambiente de debate, trazendo a tona assuntos inerentes as regiões de fronteira, discutidos por especialistas, estudiosos, políticos, órgãos governamentais, terceiro setor e sociedade civil organizada, gerando um ambiente de debate e de reflexão sobre a realidade fronteiriça e seus impactos no resto do país.

O evento ocorreu no dia 26 de outubro e teve mais de 300 inscritos procedentes de toda região, assim como autoridades convidadas vindas de outros estados do país, do Paraguai, da Argentina e da Espanha.

Neste ano, teve como tema principal “as perspectivas de futuro”, foram abordados temas relacionados com segurança e educação, e o papel da academia no desenvolvimento das fronteiras.

Durante o evento foram proferidas duas palestras e realizados três painéis de debate. A primeira palestra foi proferida pelo Sr. Jose Mariano Beltrame, Ex Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, com o tema “Perspectivas para o combate à criminalidade”. A segunda palestra foi proferida pelo Dr. Juan Santos Vara, Coordenador do Mestrado em Gestão de fronteiras da Universidade de Salamanca na Espanha, com o tema: As ações da FRONTEX frente as fronteiras da União Européia.

No primeiro painel foi apresentado o case do Comando Tripartite e suas ações na fronteira, o segundo painel tratou da Governança nas fronteiras e o terceiro painel tratou sobre o papel da academia e da sociedade civil no desenvolvimento das fronteiras.

Assista todos os vídeos das entrevistas realizadas no IV Seminário Fronteiras do Brasil. São dezenas de vídeos com as entrevistas debatendo os problemas e propondo soluções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome