Tema: “Mudanças climáticas”

0
1102

Quais as perspectivas para o futuro em relação ao clima? Quais debates são urgentes e quais devemos focar? Neste episódio da Série “Debates para o Brasil do futuro”, conversamos com o Físico e Diretor-Executivo do Instituto ClimaInfo, Délcio Rodrigues, sobre os cenários que se desenham em torno do tema aquecimento global e mudanças climáticas.

Dentre as abordagens, Délcio chama a atenção para a frequência dos eventos extremos. “A mudança climática é estatística. Quantas chuvas de 100 mm ou 200 mm em um intervalo de tempo de 2 horas nós tivemos em 1950, 1960? Quando eu faço as estatísticas sobre as secas que acometem o Oeste do RS, quando faço estatísticas das chuvas na região de Petrópolis, percebo que as coisas estão mudando”.
Ainda do ponto de vista histórico e de evidências relacionadas ao aquecimento global, Délcio destaca que o Brasil tem um histórico de 90 anos em registros meteorológicos. “Nos países mais ricos as medições começam nos anos de 1700, 1800. Além disso, temos medições globais da elevação do nível do mar. A atmosfera está aquecendo e esse aquecimento causa mudanças climáticas e eventos extremos”.

Na entrevista, ele ainda fala sobre questões como os desafios em termos de mudanças climáticas, os acordos resultantes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e sobre energias renováveis.

A entrevista está disponível no canal do Youtube e no Spotify do IDESF. Para assistir, é só clicar na imagem abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome