IDESF compõe ciclo de palestras sobre paradiplomacia transfronteiriça

0
208

Alunos da graduação em Relações Internacionais e Integração, da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), participaram de uma palestra no Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) sobre o panorama e as potencialidades das cidades de fronteira. O Presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros, mostrou dados socioeconômicos e avanços possíveis para estas regiões, além de conceitos gerais como cidades gêmeas e legislações mais recentes, como a que permite a abertura de free shops terrestres, possibilidades de negócios e a integração aduaneira.
O encontro faz parte de um ciclo de palestras da disciplina de “Diplomacia Federativa, Paradiplomacia, Diplomacia de Governos Subnacionais e a Sociedade Civil nas Relações Internacionais” e foi organizado pelos Professores Suéllen Mayara de Oliveira e Gustavo Oliveira Vieira. Dentre os tópicos destacados, Suéllen comentou que as cidades que tem paradiplomacia institucionalizada estão mais integradas e propícias ao desenvolvimento.
O Diretor de assuntos internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR), Jihad Abu Ali, também acompanhou a palestra.
Na sequência da programação, o Delegado de Polícia Federal, Nelson Machado, também fez abordagens relacionadas aos temas.

O Presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros, mostrou dados socioeconômicos e avanços possíveis para as regiões de fronteira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome