IDESF certifica Policiais Rodoviários Federais como especialistas em fronteiras

0
1557

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), promoveu a formatura de mais uma turma da Pós-Graduação em “Gestão em ciência política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras”. A cerimônia foi realizada de forma presencial no auditório da Polícia Rodoviária Federal em Cascavel (PR). Dentre os alunos, estão 8 servidores públicos da PRF.
Luciano Barros, Presidente do IDESF, destacou que cada vez mais o Instituto atua com a formação e a integração nacional e internacional para promover a troca de experiências, seja conhecendo projetos “in loco” ou por meio do compartilhamento de experiências. “Uma honra para o IDESF ver mais este projeto concluído. Ressalto que nossos alunos estão sempre conectados às nossas atividades futuras: congressos, viagens técnicas e outras ações e, além disso, muitos alunos acabam trazendo contribuições como instrutores dos próximos cursos. Já são mais de 400 alunos egressos, especialistas em fronteiras que formam um time de elite e dividem experiências e conhecimentos sobre as vastas áreas de fronteira do Brasil”.
O Inspetor-chefe da Delegacia da PRF de Cascavel, Ricardo Schneider, que também concluiu a pós-graduação, comentou que o curso ajuda a ampliar a visão dos alunos que atuam, principalmente, no contexto de fronteira. “Tivemos a oportunidade de aprender com servidores públicos que atuam em todos os cantos do Brasil e também especialistas que vivenciam as fronteiras em outros países. Ficou evidenciado que cada local tem as suas peculiaridades, mas pudemos ver estratégias, táticas e aplicações que podem ser inseridas nos cenários de fronteira do Brasil. Trocar experiências com pessoas que se dedicam ao estudo da lei e a aplicação de políticas públicas contribui muito para que possamos ter uma visão mais ampla e completa e possamos utilizar esse conhecimento na melhoria das relações internacionais e na prestação de serviços públicos”.

Na oportunidade, também foram entregues os certificados aos alunos concluintes de outras pós-graduações do IDESF: Rubens Claudino, da Pós-graduação em “Gestão em Ciência Política, Estratégia e Planejamento” e  André Luiz Querino Coelho e Daiane Bottega Bandini, da Pós-graduação em “Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras”.

A seguir, depoimentos de alguns alunos, agora especialistas em fronteiras.

Antônio Alcides Gradin Junior, está na PRF há 9 anos.
“Sou da região e estou há 9 anos atuando na fronteira. Então já conhecia algumas realidades, mas, quando começamos a ter aula com especialistas, verificamos várias realidades, o que trouxe um intercâmbio muito rico em informações. As questões geopolíticas foram abordadas a todo tempo. Achei muito bacana porque você acaba vendo que o crime ocorre por diversos fatores. Vários professores também são militares e trazem uma visão muito interessante sobre tal aspecto”.

Ricardo Barreto Salgueiro, está na PRF há 9 anos.
“A pós permite a expansão dos horizontes, uma vez que temos contato com materiais que não temos no dia a dia. O contato com pessoas de outras instituições é de fundamental importância para entendermos que os desafios nas regiões de fronteira, principalmente o combate ao crime organizado, são os mesmos. Assim, a integração pode ser a solução para o enfrentamento de tais problemas, as debilidades poderão ser corrigidas e o trabalho integrado vai gerar sinergia. Quem ganha com isso é a sociedade. A importância de conhecer o universo das fronteiras é conhecer mais a dinâmica sobre o crime organizado, especialmente sob a ótica de outras instituições e de professores que trabalharam até fora do Brasil”.

Fernanda Maraschin, está na PRF há 7 anos.
“A pós contribuiu para que eu tenha uma visão mais ampla do que se passa nas fronteiras. Tivemos a oportunidade de conhecer profissionais de diversas áreas que atuam na fronteira e essa experiência dos demais profissionais com certeza fez eu ter um panorama muito maior do que acontece. Eu não sou nascida em região de fronteira, já atuei em Cáceres, fronteira do MT com a Bolívia, mas era uma fronteira totalmente diferente do que a que atuo hoje, no Oeste do Paraná, seja em termos geográficos, estratégicos, de população, criminalidade, etc. Sem dúvida os conhecimentos trarão melhoria na nossa atuação no combate à criminalidade, com essa capacidade de ter uma análise melhor da fronteira”.

Higor Santos Braga, está na PRF há quase 13 anos.
“Minha atuação profissional, ao longo desse período, sempre foi de relação direta com regiões de fronteira internacional. Seja entre Brasil e Paraguai, Argentina ou Bolívia. Por ser servidor da área de segurança pública, meu olhar sempre foi muito focado na prevenção e na repressão dos ilícitos de fronteira, e na necessidade de enfraquecimento ou desarticulação de organizações criminosas transnacionais. Além de trazer a oportunidade de trocar experiência com servidores de outras agências de segurança pública com atuação na fronteira, o curso me trouxe novas perspectivas e me permitiu perceber novas formas para se enxergar a questão das fronteiras relacionadas às questões socioeconômicas, culturais, educacionais, etc. Nesse sentido, o curso ainda me permitiu absorver e agregar novos conhecimentos técnicos em liderança, gestão pública, geopolítica e comunicação, com aplicação prática imediata no exercício de minhas atividades e nas atribuições de função de gestão que ocupei no período”.

O Inspetor-chefe da Delegacia da PRF de Cascavel, Ricardo Schneider, junto ao Presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros.
A especialista em “Gestão em ciência política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras”, Fernanda Maraschin.
Ricardo Barreto Salgueiro, especialista em “Gestão em ciência política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras”.
Higor Santos Braga, especialista em “Gestão em ciência política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras”.
Alysson Vidor, especialista em “Gestão em ciência política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras”.
Antônio Alcides Gradin Junior, especialista em “Gestão em ciência política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras”.
Cassio Barros, especialista em “Gestão em ciência política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras”.
Jefferson Becker, especialista em “Gestão em ciência política, estratégia e planejamento com ênfase em fronteiras”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome