Transcrição dos boletins Conexão GEO 90 a 113

0
1802

Conexão GEO é o título de uma audioconferência (podcast) disponibilizada na internet. A Conexão  comenta e acompanha, semanalmente, acontecimentos geopolíticos mundiais.  O Conexão Geo surgiu, ao final de 2018,  da demanda de alunos do curso de geopolítica da Escola de Guerra  Naval e de pesquisadores do “Boletim Geocorrente”, por informações rápidas e confiáveis,  num formato prático.

Disponibilizado semanalmente, às 6ª feiras, o podcast (audio) de cerca de 20 minutos contém os assuntos da semana, compartilhando informações de interesse sobre temas internacionais. O Conexão Geo é apresentado e produzido sob a guarida atenta do Comandante Leonardo Faria  de Mattos, que leciona geopolítica e tem destacado interesse na geopolítica do entorno estratégico brasileiro e no estudo de crises e conflitos contemporâneos.

Em seu currículo Lattes do CNpQ, Comandante Mattos explica: “expresso minhas opiniões sobre o cenário internacional pelo meu podcast semanal Conexão Geo, disponível em minha página no YouTube, Spotify e outras mídias de podcast”.

O presente trabalho, do engenheiro e jornalista João Carlos Pinheiro da Fonseca, trata-se de um  exercício espontâneo, pessoal e privado, que utilizou como fio condutor os Conexão Geo. “Não se trata de uma transcrição  ipsis litteris – palavra por palavra – do  discurso do conferencista. Quem quiser ouvir o discurso original deverá recorrer ao audio (podcast), disponível na internet”, explica Fonseca. O boletim também pode ser acessado aqui, neste site do IDESF, no índice ‘Mídias’.

O discurso do palestrante é opinativo. O texto escrito é editado e complementado por Notas de Redação (grafadas como NR) que registram o fruto de pesquisa efetuada pelo redator e editor, sobre tópicos e assuntos que julgou pertinente. Espera o autor e editor deste trabalho ter agregado algum valor, ainda que pequeno, para os interessados que, como ele, acompanham o fascinante fenômeno da geopolítica.

Um agradecimento especial ao autor do “Conexão Geo”, Comandante Leonardo Mattos, e ao IDESF – Instituto de Desenvolvimento  de Fronteiras, sem os quais esse exercício não teria sido feito.

Acesse aqui as últimas transcrições:

LIVRETO 1 GEO 90 – GEO 100

LIVRETO 2 GEO 101 – GEO 113

João Carlos Pinheiro da Fonseca, MSc / Mestrado em Segurança Internacional e Defesa / Linha de Pesquisa: Geopolítica e Segurança Internacional / Escola Superior de Guerra – ESG

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome