CMM abre chamada para submissão de artigos sobre defesa e segurança nas fronteiras

0
1895

A Coleção Meira Mattos (CMM) abriu período de submissão para artigos destinados a um número especial da publicação. Até agosto de 2021, a revista aceita trabalhos inéditos em português, espanhol ou inglês sobre o tema “Defesa e segurança integrada nas fronteiras: desafios e oportunidades”. O presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros, é um dos editores convidados desta edição.

A justificativa para a escolha do tema está no processo de (re)valorização da atuação estatal nas fronteiras, em especial para o enfrentamento de fenômenos complexos e diversos tais como a migração internacional, o aumento da violência relacionada aos ilícitos transfronteiriços (tráfico de drogas e contrabando de armas) e fenômenos sanitários internacionais, como a pandemia de Covid-19. As causas e as consequências dessas ocorrências se entrelaçam com outros temas como direitos humanos, meio-ambiente e economia.

A Coleção Meira Mattos é um periódico de natureza acadêmica e periodicidade quadrimestral, sem fins lucrativos, baseada na política de acesso aberto e criado para e por toda a comunidade científica da área de Defesa. É um espaço para os estudos de relevância para acadêmicos e profissionais e publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

O número especial da Coleção Meira Mattos (CMM) pretende atrair profissionais e pesquisadores com diferentes abordagens sobre defesa nacional, segurança integrada e fronteiras nos estudos de defesa, nas ciências militares, nas relações internacionais, ciência política, geografia, entre outros.

Esse dossiê é uma parceria entre o projeto PROCAD “Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada” (Ministério da Defesa e CAPES), capitaneado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

Além de Luciano Barros, a revista terá como editor o professor Tomaz Espósito Neto (UFGD – ECEME). O prazo para recebimento de artigos é agosto de 2021 e o lançamento na modalidade online está marcado para outubro de 2021. A revista impressa deverá ser lançada em 2022.

As diretrizes para submissão de artigos acadêmicos seguem padrões específicos da CMM e podem ser encontrados no endereço:

http://www.ebrevistas.eb.mil.br/RMM/about/submissions

Mais informações: info.cmm@eceme.eb.mil.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome