Fronteiras: simpósio debate ajuda humanitária e segurança integrada

0
2186

Segurança sanitária, segurança epidemiológica, migrações e segurança pública. Os temas macros fazem parte de pesquisas de um grande projeto sobre as fronteiras brasileiras e serão pano de fundo para os debates do “Simpósio sobre Defesa Nacional Fronteiras e Migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada”.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de agosto, via plataforma virtual, e é uma realização dentro do projeto “Defesa nacional, fronteiras e migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada”. Aprovado no final do ano passado pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes), o projeto é formado por cerca de 50 pesquisadores de seis instituições de ensino superior brasileiras, além do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

A iniciativa reúne pesquisadores civis e militares de várias áreas de modo a promover uma visão integrada dos elementos que compõem a região fronteiriça, bem como criar mecanismos para replicar soluções para situações que se repetem na extensão dos três arcos de fronteira. “Vamos analisar a complexidade dos problemas e dos atores envolvidos”, destaca o coordenador geral, Tássio Franchi, professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), uma das instituições envolvidas.

Segundo Franchi, as pesquisas convergem para a visão integrada e têm finalidade de contribuir no assessoramento das decisões a respeito das regiões fronteiriças. “Vamos criar conhecimentos que possam contribuir na redefinição das políticas e do programa de proteção integrada de fronteira”, destacou.

Entre os destaques, naturalmente, as questões de segurança. “O objetivo é a formação de recursos humanos com aprofundamento nos temas e, também, a promoção do tema de defesa fronteiriça, que tem que ser discutido por toda a sociedade brasileira e não só pelos militares”, afirma o pesquisador.

Evento – O “Simpósio sobre Defesa Nacional Fronteiras e Migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada” põe em debate temas macros na perspectiva dos três arcos de fronteira do Brasil, além de propor cenários para esse entorno estratégico.

Previsto para acontecer presencialmente, em Roraima, o evento foi migrado para os meios virtuais devido à pandemia e será transmitido pela plataforma Zoom com atividades programadas para o dia 25 (tarde) e 26 (manhã e tarde) de agosto, conforme programação abaixo.

Faça sua inscrição gratuita aqui

O Simpósio é uma realização de pesquisadores associados da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (RJ), Universidade Federal do Amazonas (AM), Universidade Federal da Grande Dourados (MS), Universidade Federal de Roraima (RR), Universidade Estadual de Roraima (RR), Universidade Salgado de Oliveira (RJ) e Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF). Conta com apoio do Ministério da Defesa e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA*

Dia 25 de agosto (13 h)

Cerimônia de abertura

Convidados:

  • Dr. Tássio Franchi – ECEME – Coordenador Geral
  • Representantes DEPPENS/Ministério da Defesa
  • Representantes da CAPES / PROCAD

Mesa: Oportunidades e desafios referentes à segurança e defesa nos três arcos da fronteira do Brasil

Moderador: Luciano Stremel Barros – Pres. IDESF

Convidados: 

  • Major Brig. do Ar, Ary Soares Mesquita – Coord. PPIF
  • Dra. Tatiana Schor – UFAM
  • Dr. Tomaz Espósito Neto – UFGD
  • Dr. Camilo Pereira Carneiro – UFGD

Debatedor: Prof. Dr. Fernando José Ludwig – UFT

 

Dia 26 de agosto (09 h)

Mesa: A migração internacional para o Brasil no pós- Covid-19: cenários e possibilidades

Moderador: Prof. Dr. Gustavo da Frota Simões – UFRR

Convidados:

  • General de Divisão Antônio Manoel de Barros – EB
  • José Egas – ACNUR
  • Dr. João Carlos Jarochinski – UFRR

Debatedor: Prof. Dr. Fernando Cesar Costa Xavier – UERR/UFRR

 

Dia 26 de agosto (13 h)

Mesa: Desafios de segurança e defesa nas fronteiras brasileira e entorno estratégico

Moderador: Profa. Dra. Kátia V. Cavalcante – UFAM

Convidados:

  • Dr. Fernando Rodrigues – UNIVERSO
  • Dr. Alcides Costa Vaz – UNB/Instituto de Relações Internacionais/Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa
  • Eduardo Xavier Glaser Migon

Debatedores:  Prof. Dr. Tomaz Espósito Neto – UFGD 

*Programação sujeita a alterações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome