Próximo módulo da pós-graduação do IDESF aborda defesa nacional nas regiões fronteiriças

0
1851

Os alunos da Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento do IDESF terão mais um módulo do curso no próximo final de semana. O ministrante do módulo “Segurança pública e defesa nacional na região de fronteira: indicadores e estratégias” será o professor Leonardo Mattos, que além de dois mestrados possui extenso currículo na Marinha Brasileira.

O comandante Mattos é mestre em Ciências Navais, pela Escola de Guerra Naval e o de Inteligência Estratégica da Escola Superior de Guerra, e em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, pela Universidade Federal Fluminense.

No currículo do professor consta o comando dos navios Patrulha Guajara, de 1997 a 1998, no Rio de Janeiro, e Patrulha Fluvial Roraima, de 2002 a 2003, em Manaus. Nos anos de 2007 e 2008, exerceu a função de Oficial de Ligação da Marinha do Brasil junto a
Marinha dos Estados Unidos da América em Norfolk, Virginia.

Na reserva da Marinha a partir de outubro de 2011, assumiu a função de encarregado do
Setor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, onde ministra aula de Geopolítica e
Oceanopolítica para os Cursos de Estado-Maior para Oficiais Intermediários, para o de Estado Maior para Oficiais Superiores e para o de Política e Estratégia Marítima.

Mattos também é editor do ‘Boletim Geocorrente’ e coordenador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval, onde pesquisa crises e conflitos, coordenando um grupo de 50 pesquisadores civis. Também coordena o Curso de Estratégia Marítima da Fundação de Estudo do Mar. Certamente, mais uma oportunidade de muitos aprendizados.

Expõe suas opiniões sobre os temas correntes em Geopolítica e Oceanopolítica pela página do Conexão Geo, no YouTube, Spotify, Facebook e Instagram.

Comunicação IDESF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome