Crescimento do mercado ilegal de defensivos agrícolas no País chama atenção da imprensa

0
2365

O contrabando de defensivos agrícolas tem ganhado espaço na mídia nacional e internacional. O Jornal Correio do Estado (MS) desta segunda (02.03) traz editorial sobre os prejuízos causados pelo mercado ilegal de agroquímicos. O editorial faz menção ao estudo realizado pelo IDESF sobre “O contrabando de defensivos agrícolas no Brasil”.

https://www.correiodoestado.com.br/artigos-e-opiniao/confira-o-editorial-desta-segundafeira:-prejuizos-aos-cofres-publicos-e-a-saude/368308

Atualmente, cerca de 24% do mercado brasileiro de agroquímicos é formado por produtos contrabandeados, os quais têm concentração até 600% mais alta do que a permitida pelos órgãos competentes. Segundo cálculos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o contrabando de agroquímicos causa um prejuízo anual estimado de aproximadamente R$ 8 bilhões.

O contrabando de defensivos agrícolas no Brasil

Recentemente, o jornal Washington Post fez matéria sobre o tema, abordando o crescimento do mercado ilegal de pesticidas, destacando que as apreensões dobraram ano passado nas fronteiras de Mato Grosso do Sul.

https://www-washingtonpost-com.cdn.ampproject.org/c/s/www.washingtonpost.com/world/the_americas/in-agricultural-giant-brazil-a-new-and-growing-hazard-the-illegal-trade-in-pesticides/2020/02/09/2c0b2f2e-30b3-11ea-a053-dc6d944ba776_story.html?outputType=amp

Foto: Divulgação PF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome