A China no centro das atenções: palestra em Cascavel mostra a expansão chinesa na AL

0
1831

 

China: ameaça ou oportunidade? A pergunta é bem atual mas não se refere ao surto do coronavírus que está assustando a comunidade mundial. O questionamento diz respeito ao movimento global de expansão da China, que firma seus tentáculos investindo nas áreas essenciais em nações dos quatro cantos do mundo.

O movimento chinês em âmbito global será tema de evento realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) em Cascavel, na próxima quinta-feira (13). A palestra “A importância e a hegemonia da China no cenário internacional” será proferida pela pesquisadora e PhD candidate em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UNB), Laura Feindt Urrejola.

O evento será realizado no auditório da Prefeitura Municipal, tem entrada franca e faz parte do conteúdo da Pós-Graduação em Gestão, Política, Estratégia e Planejamento, oferecida pelo IDESF em Cascavel.

A pesquisadora acompanha de perto o movimento da China pelo mundo e vai trazer o histórico da inserção internacional do país. “Vamos falar de política, do processo decisório dos principais líderes e da forma como a China já acessou setores como infraestrutura, energia, transporte, logística e telecom na América Latina e no Brasil”, adianta Laura.

Recentemente, a China assinou acordo comercial com EUA. O país é um dos principais parceiros comerciais brasileiros e avança em investimentos no território brasileiro em diversos dos setores listados por LauraHá 3 anos, os chineses assumiam a CPFL, maior companhia privada do setor elétrico brasileiro, com atuação em cerca de 700 municípios. Atualmente, o interesse está voltado para empresas de tratamento de água e esgoto e grandes projetos na área de infraestrutura, entre eles a construção e operação de estradas e ferrovias.

A palestra integra um módulo da pós-graduação em Gestão Política, Estratégia e Planejamento oferecida pelo IDESF em Cascavel. O presidente do IDESF, Luciano Barros, destaca que o curso tem conteúdo programático abrangente, porém tem foco nas questões regionais. “A China é um bom exemplo de que as questões locais ou regionais estão, mais do que nunca, globalizadas. É esse viés que damos para nossa pós-graduação, que já qualificou mais de 150 alunos em Cascavel e Foz do Iguaçu”, destaca Barros.

O evento tem apoio da Prefeitura Municipal, da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), Projeto Território Cidadão, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Para emissão de certificado, é necessária a inscrição no site www.idesf.org.br.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

Serviço

O quê: Palestra “A importância e a hegemonia da China no cenário internacional”

Quando: 13.02.2020 – 19 h

Onde: Auditório Prefeitura Municipal de Cascavel

 

Assessoria de Imprensa IDESF – Rosane Amadori (45) 99101-1045

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome