Pós-graduação do IDESF forma profissionais com visão estratégica de fronteiras

1
2294

Integração regional, fluxos migratórios, legislação, acordos internacionais, compliance, governança e marcos legais no setor público e privado. Esses serão alguns dos aspectos abordados no conteúdo programático da Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras. Oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), o curso é único no Brasil, já qualificou aproximadamente 150 alunos em Foz do Iguaçu e Cascavel e terá uma nova turma, com início em agosto.

A formação tem conteúdo programático abrangente, voltada para o aprofundamento nas questões da tríplice fronteira e estruturada em eixos de desenvolvimento: saúde, educação, economia e desenvolvimento e segurança pública. O curso qualifica profissionais com visão macro e estratégica, capacitando-os para atuar frente às características das fronteiras como propositores e/ou gestores de projetos e outras iniciativas nessas grandes áreas, como também no controle e regulamentação típicos dessas áreas ou na proposição de modelos de desenvolvimento.

A pós-graduação é oferecida em parceria com a ESIC – Business & Marketing School, reconhecida como uma das 20 melhores escolas de negócios do mundo. Com sede na Espanha e filial em Curitiba, no Paraná, a ESIC propicia aos alunos experiências internacionais, com professores mestres e doutores e assessores de corporações em âmbito global, com experiências no tema ‘fronteiras’.

Faz parte do conteúdo programático da pós-graduação a realização de visitas técnicas, organizadas para conhecer in loco a atuação de empresas e instituições, dentro e fora do estado ou mesmo do País. Com as visitas, os alunos enriquecem o aprendizado de sala de aula e obtêm dados que permitem o cruzamento de informações e a construção de um panorama mais aprofundado acerca das realidades estudadas.

Módulo internacional – Como formação complementar e optativa, o curso oferece um módulo internacional, com o propósito de apresentar aos alunos os principais aspectos das dinâmicas das fronteiras e a realidade da vida política, econômica, social, cultural e militar dos países visitados. São realizadas visitas a organizações, instituições e universidades que trabalham com a integração das fronteiras.

Ao final da pós-graduação, os alunos têm, ainda, seu trabalho de conclusão de curso (TCC) publicado em livro, editado pela Editora IDESF. A última turma fez o lançamento da obra, com a publicação dos artigos finais, na Feira do Livro de Foz do Iguaçu.

Indicado para gestores ou profissionais que almejam ter uma visão profissional ou mesmo assumir posições estratégicas em empresas e instituições, a Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras pode contribuir com a formação dos profissionais que atuam, direta ou indiretamente, com projetos e iniciativas regionais de fomento econômico e social.

Vale destacar que egressos de turmas anteriores desempenham funções estratégicas em áreas como a segurança pública e a Justiça Federal.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento de suas relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

Texto e fotos: Rosane Amadori

Assessoria de Comunicação IDESF

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome