Livro Gestão e Planejamento Estratégico de Fronteiras

0
4562

Focado neste lema que tem norteado as ações da Associação dos Diplomados da Escola
Superior de Guerra (ADESG), aceitamos o desafio de reabrir sua representação em Foz do
Iguaçu após muitos anos inativa.
Trata-se de uma cidade ímpar, onde se encontram uma das maiores expressões da
natureza e uma das mais imponentes obras já realizadas pelo homem: as Cataratas do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Além disso, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, a torna ainda mais especial sob o ponto de vista estratégico.
Tais particularidades nos motivaram, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), da VUP Comunicação e em parceria com a ESIC – Bussines & Marketing School Internacional, a unir o Ciclo de Estudos de Política e Estratégica (CEPE) da ADESG com a pós-graduação lato sensu, intitulada Gestão em Ciência Política, Estratégia e Planejamento com Ênfase em Fronteiras.
E a retomada não poderia ter sido em melhor estilo. Estagiários dedicados, com formações variadas, unidos na dedicação diária em aprender a metodologia da ESG, participaram de seminários e workshops, visitas técnicas e ainda a estudar fronteiras sob os mais variados
enfoques: segurança, integração, políticas públicas, economia e muitos outros. Puderam ainda participar de viagens internacionais proporcionadas pela ESIC, uma das maiores instituições mundiais de educação superior.
O desafio de transformar a fronteira num lugar melhor, mais humano e mais seguro para se viver não é menor do que o tamanho do país. Problemas nas mais diversas áreas, corroborados por anos de omissão, acabaram por permitir que essa região do Brasil se privasse do desenvolvimento econômico e social, chegando-se ao quase abandono. Recentemente, porém, a fronteira voltou a ser alvo dos olhares atentos dos órgãos governamentais, que perceberam a necessidade de mudanças estruturais.
Neste contexto é que se insere a presente publicação, pois tanto externa o desafio de nossos estagiários em identificar os problemas da fronteira local e quanto aponta possíveis soluções, nos eixos saúde, educação, segurança, logística e economia, utilizando-se a metodologia da Escola Superior de Guerra (ESG) e sob a orientação de dedicado corpo docente.
Muito mais que um trabalho de conclusão de pós-graduação, os capítulos que compõe
a presente obra refletem a preocupação de pessoas engajadas com o desenvolvimento sustentável de uma cidade, de uma região e da tríplice fronteira. Ainda que não esgotem os assuntos, certamente serão referências em futuras discussões nos mais variados âmbitos da sociedade.Trata-se do exercício da responsabilidade social que todos carregamos conosco, mas nem sempre nos dispomos a exercê-lo. E como tal, visa também atender a um dos objetivos do CEPE, que é propiciar aos participantes a realização de estudos, pesquisas e planejamentos, abrangendo a conjuntura regional, nacional e internacional, tendo em vista a segurança e o desenvolvimento nacionais, compatibilizando-os com a Justiça Social.
Enfim, a presente publicação é a prova de que os estagiários cumpriram com os objetivos
propostos e coroa com êxito a reabertura da Representação da ADESG em Foz do Iguaçu.

Boa leitura.

 

Livro para compra na versão impressa:

*Enviado pelos correios

 

Livro para compra na versão digital (PDF):






*Enviado para o e-mail cadastrado no pagseguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome