O Brasil que nós queremos: unidos pelo fim do contrabando

0
4182

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), entidade membro do Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro, realizou nesta quarta-feira, 29 de março,  o lançamento da campanha de alcance nacional “O Brasil que nós queremos”. O objetivo é celebrar a união de forças entre o a sociedade civil e os governos para construção de um novo país, com mais empregos, renda, arrecadação e focado no combate ao contrabando. Neste dia também estão sendo realizadas ações em Brasília e São Paulo.

Em 2016, essa atividade criminosa gerou perdas para o país da ordem de R$ 130 bilhões, valor somado das perdas da indústria, sonegação de impostos e o aumento de gastos em áreas como segurança e saúde. Armas, drogas e cigarros ilegais têm fomentado o crescimento das atividades criminosas e a violência em todo o Brasil.

Durante o evento, o presidente do Idesf, Luciano Barros, antecipou dados do estudo que comprova que o combate ao contrabando de cigarros, setor mais afetado pelo problema, pode aumentar a arrecadação de IPI. “Dados preliminares do estudo já nos mostram que se o governo federal combater apenas o mercado ilegal de cigarros, é possível aumentar a arrecadação em até 35%, o que significaria um incremento de até R$ 2 bilhões ao ano” afirmou Barros.

O evento contou com a participação para explanação do Auditor da Receita Federal, Hipólito Caplan, o Delegado da Polícia Federal, Fabiano Bordignon, o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Williams Felix, o Procurador do Ministério Público Federal, Alexandre Collares Barbosa, o Juiz da Vara Criminal da Justiça Federal, Edilberto Barbosa Clementino e o representante da P&D Brasil, Eduardo Candanedo.

Também estiveram presentes o Procurador do Ministério Público Federal, Lucas Bertinato Maron, o Presidente da Associação Comercial de Foz do Iguaçu, Leandro Costa, o representante da Empresa Souza Cruz, Ignácio Loureiro, representantes de empresas do comércio e entidades em Foz do Iguaçu e a sociedade civil organizada.

Ao final do evento, Luciano Barros anunciou a assinatura, em Brasília, de um protocolo de intenções entre o Ministério da Justiça, a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação e o Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro – coalizão formada por mais de 70 entidades representativas de setores afetados pela ilegalidade – que tem como objetivo criar condições de que o governo federal e a sociedade civil possam unir forças para o combate à ilegalidade no Brasil. “Além dos benefícios econômicos que a queda do contrabando traz, há impacto direto na melhoria das condições de vida da população como emprego, moradia, educação, saúde e segurança. ”

Após a cerimônia foi realizada a destruição de produtos contrabandeados apreendidos pela Receita Federal e que trazem graves riscos para a saúde e segurança dos brasileiros. A Receita Federal em Foz do Iguaçu destrói, todos os meses, cerca de 180 toneladas de cigarros contrabandeados, uma média de 750 caixas com 500 maços todos os dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome