IDESF promove painel sobre cenário e perspectivas para as regiões de fronteira

0
236

As fronteiras têm papel fundamental não só na segurança e soberania, mas na integração entre as nações. E para que se cumpram as diferentes funções que lhe são atribuídas, com mais intensidade neste período de pandemia, as regiões fronteiriças precisam ser dotadas de iniciativas com foco no seu desenvolvimento.

Segurança, soberania, integração e desenvolvimento. Quatro faces indissociáveis das fronteiras brasileiras que estarão em debate no painel “Cenário e perspectivas: o horizonte nos arcos de fronteira do Brasil”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

O evento será transmitido em plataforma online, no dia 16 de julho, às 17:00h, e terá participação do Secretário Especial da Receita Federal (RF), José Barroso Tostes Neto, do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Sergio Etchegoyen, e dos professores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Tassio Franchi, e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS), Tomaz Espósito Neto.

Com mediação do presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros, o painel terá acesso gratuito, mediante inscrição antecipada.

Faça sua inscrição aqui

O painel está incluído no conteúdo da Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, curso oferecido pelo IDESF, e tem o objetivo maior de colocar no centro do debate a complexidade dessas áreas, com enfoque nos arcos Norte, Sul e Central do mapa fronteiriço brasileiro.

Painelistas

O Secretário Especial da Receita Federal (RF), José Barroso Tostes Neto é formado em Engenharia Mecânica e em Administração de Empresas. Tostes Neto foi superintendente da Receita Federal na 2ª Região Fiscal e secretário de Fazenda do Pará e atuou também como consultor no FMI e no BID.

Entre outras funções assumidas ao longo da carreira, o General Sergio Etchegoyen tem no seu currículo a experiência de ter sido chefe do Estado-Maior do Exército. Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Administração da FSB Comunicação, empresa parceira desta iniciativa.

Além de professor da ECEME, Tassio Franchi atua no Instituto Meira Mattos (IMM) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM). É editor da revista acadêmica Coleção Meira Mattos e coordena o projeto de pesquisa Faixa de Fronteiras e Ameaças Emergentes.

Tomaz Espósito tem mestrado em História e doutorado em Ciências Sociais ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Também é membro da Rede de Pesquisa em Regionalismo e Política Externa (REPRI), que congrega pesquisadores de várias universidades brasileiras e instituições de pesquisa.

O moderador, Luciano Stremel Barros, é coordenador do Curso de Pós-graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, promovido pelo IDESF e ESIC,  doutorando em Relações Internacionais, pela Universidade Autônoma de Lisboa e participa de diversos projetos sobre fronteiras, no Brasil e no exterior.

O evento é uma realização do IDESF, ESIC – Business & Marketing School, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), FSB Comunicação e Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal (Sindireceita).

Serviço:

  • Painel: “Cenário e perspectivas: o horizonte nos arcos de fronteira do Brasil”     
  • Data: 16 de julho de 2020.
  • Horário: 17:00h
  • Local: Plataforma Zoom
  • Inscrições gratuitas: Site do IDESF (www.idesf.org.br)

Rosane Amadori – Comunicação IDESF (45)99101-1045

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome