Crescente interesse da China no Brasil é tema de palestra em Cascavel

0
1770

O acordo comercial assinado entre China e EUA na quarta-feira (15) é apenas uma das facetas do crescente poderio econômico e político da China. Estudo divulgado um dia antes da assinatura do acordo pela organização internacional Human Rights Watch (HRW) reforça que, ao mesmo tempo em que mantém internamente um estado de vigilância dos seus cidadãos, a China estende seu controle ao redor do mundo.

Importante parceiro comercial brasileiro, a China avança em 2020 em seus interesses no país. Há 3 anos, os chineses assumiam a CPFL, maior companhia privada do setor elétrico brasileiro com atuação em cerca de 700 municípios. Agora, o interesse está voltado para empresas de tratamento de água e esgoto e grandes projetos na área de infraestrutura, entre eles a construção e operação de estradas e ferrovias.

O cenário dos interesses da China no Brasil e nos países vizinhos será abordado em palestra sobre o tema “A importância e a hegemonia da China no cenário internacional”. A palestra será realizada em Cascavel, no próximo dia 13 de fevereiro, e é uma promoção do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) com apoio da na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).

A palestrante, professora Laura Feindt Urrejola, é PhD Candidate em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UNB) e acompanha de perto o movimento da China pelo mundo. O evento tem entrada franca e aberta para o público e faz parte do conteúdo da pós-graduação em gestão, política, estratégia e planejamento oferecida pelo IDESF em Cascavel.

O presidente do IDESF, Luciano Barros, destaca que o curso tem conteúdo programático abrangente, porém tem foco nas questões regionais. “A China é um bom exemplo do perfil de conhecimento necessário para o profissional de ponta da atualidade, pois as questões locais ou regionais estão, mais do que nunca, globalizadas. É esse viés que damos para nossa pós-graduação, que já qualificou mais de 150 alunos em Cascavel e Foz do Iguaçu”, destaca Barros.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

Serviço

O quê: Palestra “A importância e a hegemonia da China no cenário internacional”

Quando: 13.02.2020 – 19 h

Onde: Auditório Prefeitura Municipal de Cascavel

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome