Pós-graduação do IDESF tem ciclo de palestra sobre Geopolítica

0
1932

Conteúdo globalizado e atualizado sobre fronteiras, sobre a formação conceitual de geopolítica e muita interação. Assim foi a palestra proferida pela professora Laura Urrejola para os alunos da Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, curso oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) em Foz do Iguaçu (PR).

O ciclo sobre Formação e Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no colégio COC Semeador. A professora Laura recebeu uma deferência entregue pelo integrante da Polícia Portuguesa, Antonio Manuel Pombo dos Santos.

O ciclo teve participação especial do Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita. O brigadeiro fez uma apresentação sobre o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) para os alunos da Pós-Graduação.

Na palestra, o brigadeiro apresentou um panorama da realidade fronteiriça brasileira e dos programas desenvolvidos para essas regiões, destacando o envolvimento dos órgãos de segurança nacional na elaboração da política nacional de fronteiras.

Com uma carreira exemplar na Força Aérea Brasileira, Mesquita voou 14 diferentes tipos de aeronaves e tem mais de 4,6 mil horas de voo. Entre os cargos que exerceu, foi chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome