Tema: “Combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”

0
861

A lavagem de dinheiro é o processo para ocultar ou dissimular a posse de recursos gerados em atividades ilícitas que sejam provenientes de crimes. Nesse episódio do “Debates para o Brasil do futuro” nós conversamos com o Auditor Fiscal da Receita Federal aposentado e ex-presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Roberto Leonel de Oliveira Lima, sobre a rastreabilidade de tal prática, o fluxo, dinheiro eletrônico e o panorama atual do crime de lavagem de dinheiro.
Ao abordar o contexto histórico, Roberto deu destaque à Convenção de Viena, do ano de 1988, que definiu esse ilícito e sugeriu que os países signatários promovessem medidas de combate à lavagem de dinheiro ligadas aos recursos gerados do tráfico de drogas. A partir disso, então, surgiram outras iniciativas.
Sobre a realização da prática em outros países, ele relatou casos curiosos e formas de movimentação de valores. “Algo interessante de comentar é de que países da Europa como França, Portugal e Alemanha restringem o valor que pode ser utilizado em espécie em operações financeiras. É permitido no máximo o valor de 3 mil Euros em espécie. No Brasil, por enquanto, não temos esse tipo de limitação”.
Quanto aos crimes mais comuns relacionados à prática, Roberto citou o narcotráfico e a corrupção.
Outro tema que tem gerado preocupação e debates sobre transações financeiras é o chamado dinheiro eletrônico, como as criptomoedas. “O mercado de cripto ativos merece uma grande recomendação de controle. Não se tem muita legislação a respeito. No Brasil temos apenas uma recente iniciativa da Receita Federal, mas precisamos avançar nos debates e na atenção a essa temática”.

A entrevista está disponível no canal do Youtube e no Spotify do IDESF. Para assistir, é só clicar na imagem abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome