Prazo para submissão de capítulos do livro (Re)Definições das Fronteiras é estendido

0
430

Foram prorrogadas até 15 de julho de 2022 as submissões de capítulos para o livro “(RE) Definições das fronteiras: dilemas, desafios e ordenamentos”. Esta é a 6a edição da publicação. Abaixo estão as diretrizes para submissão.

Na apresentação das submissões, os organizadores promovem a seguinte reflexão: O mundo ainda não se recuperou da pandemia. Não obstante, os diversos esforços tomados para amenizar a crise causada pela Covid-19, ainda a vivemos. Talvez, mais do que nunca, o sistema internacional observou que tal adversidade só pode, ou melhor, poderá ser ultrapassada através da cooperação. Neste momento, em específico, nota-se a real interdependência dos Estados, no sentido de ser pouco producente uma decisão exclusivamente interna para sanar a proliferação global do vírus. Neste contexto turbulento, as fronteiras desempenharam uma função primordial, pois foi através delas que se passou a tentar controlar a proliferação do vírus da Covid-19, seja de forma inclusiva ou exclusiva, dependendo do Estado em causa. Embora o debate acirrado acerca da funcionalidade das fronteiras enquanto instrumento de construção securitária, ainda está longe de se tornar mainstream nas Relações Internacionais, o presente volume da série “(Re) Definições das Fronteiras” visa abarcar perspectivas teórico-práticas sobre o papel das fronteiras no sistema internacional do século XXI, analisando seus principais dilemas, desafios e ordenamentos.

A publicação anual da Editora IDESF com estudos sobre temas das regiões fronteiriças é pioneira no Brasil e estimula reflexões acadêmicas sobre essas realidades. A última edição foi lançada com apresentação de todos os trabalhos no VIII Seminário Fronteiras do Brasil, realizado em parceria com as universidades de Salamanca, da Espanha, e Coimbra, de Portugal e com transmissão ao vivo (painel diurno e painel noturno) pelo canal do IDESF no Youtube.

Diretrizes gerais para a submissão final dos trabalhos completos:

Os trabalhos devem ser enviados para: Fernando José Ludwig (fernando.ludwig@gmail.com) e Luciano Stremel Barros (barros@idesf.org.br).

Curriculum Vitae resumido
Resumo de 200-300 palavras
5 palavras chave
Tamanho: entre 3.500 e 5.000 palavras
Normas: ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas)
Fonte: Times New Roman, 12
Espaçamento: 1,5
Prazo de submissão: 15 de Julho de 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome