Ponte Internacional Porto Xavier-San Javier mais próxima de se tornar realidade

0
8386

Empresa que executará a obra da ponte deverá ser conhecida na quarta-feira, 2 de fevereiro

Moradores da cidade de Porto Xavier (RS) e da região Noroeste do Rio Grande do Sul estão na expectativa por uma obra que promoverá mais um ponto de integração entre Brasil e Argentina: a construção da ponte que ligará as cidades gêmeas de Porto Xavier (RS) e San Javier (AR). Ovídio Kaiser, Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul da Prefeitura de Porto Xavier, explicou que em 1 de dezembro de 2021 foi lançado o edital de licitação da obra da ponte e que na próxima quarta-feira, 2 de fevereiro, haverá a continuidade do processo com a abertura das propostas na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília (DF). “A expectativa é de que em 2 ou 3 meses a empresa vencedora inicie os trâmites para dar início à construção. Tecnicamente, há condições de a obra estar pronta em 2 anos. Temos recursos orçamentários da União para 2022 e até final do ano vamos trabalhar nos recursos para 2023”.
Ainda de acordo com o Secretário, a intenção é de que a infraestrutura seja importante não apenas para o trânsito de cargas, mas também para o desenvolvimento do turismo. “Destaco especialmente a rota Missões/Iguaçu, estamos no coração desse roteiro que envolve a região dos 30 Povos Jesuíticos (Brasil, Argentina e Paraguai) e sua conexão com as Cataratas do Iguaçu, um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Também estamos a 120 km de Posadas (AR) e a 130 km de Encarnación (PY)”.

A imagem mostra a localização da ponte, que, de acordo com o projeto, terá 945 metros, com ciclovia e faixa de pedestres.
Foto: Prefeitura Porto Xavier

A obra, que faz a ligação entre os países sobre o rio Uruguai, na BR-392, também beneficiará o comércio internacional. Wilson Deobald, Despachante aduaneiro desde 1993, comentou que o movimento de caminhões naquele ponto de fronteira tem sido crescente nos últimos anos. Porém, atualmente, a travessia entre os dois países é realizada via balsas. “Houve um aumento de praticamente 40% em 2020 e 2021 no fluxo de cargas para exportação e importação. Além disso, 60% da economia da cidade de Porto Xavier é oriunda da logística internacional e esta ponte, sem dúvida, trará um incremento para a cidade e região Noroeste do estado”.

Nesse sentido, Ovídio também explicou que, ao ano, em média, 15 mil caminhões atravessam a fronteira por balsa. “Com a ponte, o movimento poderá ser quintuplicado. Nossa região é grande produtora de soja – 3,5 milhões de toneladas -, que é exportada para o Oriente através do Porto de Rio Grande, distante 700 km. A cidade também terá atratividade para empresas de comércio e transporte internacional, que hoje não tem interesse na região por conta do transporte via balsa. Todos esses fatores vão desencadear uma série de investimentos”, ressaltou.

Clique aqui e saiba mais sobre as pontes internacionais e as cidades gêmeas.

Na tabela, estão listadas as pontes internacionais em cidades gêmeas e em cidades da faixa de fronteira
Fonte: IDESF / Camilo Pereira Carneiro, 2021.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome