ECEME lança “Dossiê Fronteiras”, da Coleção Meira Mattos

0
478

Já está disponível a nova edição da Coleção Meira Mattos (CMM), periódico de abordagem interdisciplinar que reúne artigos científicos relacionados a ciências militares, defesa e segurança. A temática desta edição é “Defesa e Segurança integrada nas fronteiras: desafios e oportunidades”, com editorial assinado por Tássio Franchi, Professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Tomaz Espósito Neto, Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Luciano Stremel Barros, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).
Tássio, que também é editor da revista, explicou que a ECEME está organizada em ensino, doutrina e pesquisa, esta última, sob responsabilidade do Instituto Meira Mattos – instituto de pesquisa e pós-graduação em Ciências Militares, mestrado e doutorado CAPES 4 – e a revista é um dos resultados do Projeto PROCAD “Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada”.

“O dossiê tem como tema transversal a questão das fronteiras, da segurança integrada e da ajuda humanitária. Isso quer dizer que trata-se tanto dos temas defesa quanto de segurança e onde se encontram sinergias para operar. Outro aspecto abordado é a ajuda humanitária e como o Brasil tem realizado relevantes trabalhos. Alguns artigos vão tratar desde o ponto de vista dos venezuelanos, da operação Acolhida, outros vão olhar o papel internacional do Brasil na ajuda humanitária”, frisou Tássio.

Tomaz explicou que esta edição da revista aborda temas sensíveis e relevantes na atualidade sobre as fronteiras no Brasil e no mundo. “Chamo atenção para os artigos de opinião, que apontam vetores da fronteira muito pouco explorados, seja a cooperação transfronteiriça ou a cooperação para o combate ao narcotráfico nos países do entorno estratégico do Brasil. A entrevista com o General Barros também é importante pela potencialidade, desafios e oportunidades que a Operação Acolhida traz ao país como forma de projeção”.

Luciano destacou que é uma honra ao IDESF participar da publicação. “A ECEME e o Instituto Meira Mattos trouxeram para esta coleção atores que estão diretamente ligados aos temas segurança e integração das fronteiras. São contribuições que elevam o debate para a cooperação e integração interagências a nível nacional, mas também com cases de integração com os países vizinhos”.

O dossiê é uma parceria entre o projeto PROCAD “Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada” (Ministério da Defesa e CAPES), capitaneado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

Editorial, artigos e entrevistas

Defesa e Segurança integrada nas fronteiras: desafios e oportunidades (editorial)
Tomaz Espósito Neto, Luciano Stremel Barros, Tássio Franchi – UFGD, IDESF e ECEME

A expansão das organizações criminosas nas fronteiras da América do Sul e as iniciativas do Estado brasileiro
Alex Jorge das Neves, Fernando José Ludwig – Universidade de Coimbra e UFT

Refugiados venezuelanos nas fronteiras do Brasil durante a pandemia da covid-19
Luísa Guimarães Vaz, João Batista de Aguiar Filho – ECEME

A securitização da fronteira brasileira diante da crise migratória venezuelana
Guilherme de Araujo Grigoli, Vanderson Mota de Almeida – CMP e 1ª Bda Inf Sl

A iniciativa Action for Peacekeeping e seu pilar do desempenho & responsabilização em operações de paz das Nações Unidas uma perspectiva brasileira
Carlos Alberto Moutinho Vaz – Comandante do CCOPAB – Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.

Contencioso entre Guyana e Suriname acerca dos limites marítimos (2000-2007)
Yolanda Nunes Sousa – UFRJ

O reflexo socioeconômico da presença militar em um município da fronteira norte
Carlos Henrique Arantes de Moraes, Dan Milli Pereira, Tássio Franchi – ECEME

‘Não é uma prioridade’: uma análise da prevenção do terrorismo em Portugal
Augusto Xavier Magalhães Sampaio, Raquel Beleza da Silva – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Estímulos e entraves à integração econômico-social na fronteira: o acordo de localidades fronteiriças do MERCOSUL
José Eduardo Martins Felício – Diplomata

Erradicação de cultivos ilícitos como estratégia da polícia federal para a redução de oferta de maconha no Brasil
Marcos Paulo Pimentel – Coordenação-Geral de Cooperação Internacional da Polícia Federal.

Entrevista com Coordenador Operacional da Operação Acolhida General de Divisão Antonio Manoel de Barros

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome