Brasil, Argentina, Peru e Bolívia articulam ações de integração energética

0
1629

Durante a 56ª edição da reunião da Comissão de Integração Energética Regional (CIER), que ocorreu na cidade do Panamá, no Panamá, o comitê brasileiro, nominado Bracier, reuniu-se com representantes da Argentina, Peru e Bolívia para tratar de temas relacionados à integração energética entre os 4 países.
O tema do encontro foi “O futuro não deve ser evitado, deve ser planejado”. Na oportunidade, foram assinadas três declarações conjuntas para a articulação de projetos regionais. Os grupos funcionarão como um fórum de orientação e consulta sobre aspectos relacionados à análise e ao andamento das atividades mapeadas.

Com a Argentina, há um estudo para implementação de duas usinas hidrelétricas no rio Uruguai: os projetos Garabi e Panambi, que proporcionarão ao Brasil e à Argentina mais energia elétrica, além de consolidar a integração energética entre ambos.

Com a Bolívia, há tratativas para a construção de uma usina hidrelétrica binacional, no Rio Mamoré, acima do município de Guajará-Mirim (RO) e possibilidades de interconexão dos estados do Mato Grosso do Sul (MS) e Mato Grosso (MT) com o país vizinho, inclusive analisar a viabilidade de intercâmbios entre Brasil e Bolívia por meio da Argentina.

O Diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, General João Francisco Ferreira, que também é Presidente do Bracier, comentou sobre a parceria em prol do desenvolvimento e soberania elétrica dos países envolvidos. “Demos agora mais um grande salto rumo a novas parcerias que devem em breve se tornar algo concreto para que esses países possam garantir mais cooperação no âmbito energético, trazendo mais segurança elétrica para cada um deles, por meio da irmandade que rege nossas relações”.
Pelo comitê boliviano, assinou a declaração o Presidente, Marco Antonio Escobar Seleme, que também é Presidente da Empresa Nacional de Electricidad (ENDE), a empresa estatal boliviana de energia. A declaração conjunta com a Argentina foi assinada por Marcelo Cassin, Vice-presidente do comitê argentino e staff da Empresa Provincial de la Energía de Santa Fe. O Peru contou com a representação de Juan Muro Rosado, presidente do comitê peruano e Gerente-geral do grupo Distriluz, um dos mais importantes do país. Todas as declarações foram também assinadas pelo diretor executivo da CIER, Túlio Alves, que participará dos grupos na condição de facilitador.

Comissão de Integração Energética Regional (CIER)
A CIER é uma organização regional internacional, reconhecida por governos, sem fins lucrativos, que congrega empresas e organizações do setor energético dos países membros, bem como membros associados e entidades relacionadas. Seu objetivo é promover e favorecer a integração do setor energético da região por meio da cooperação mútua entre seus associados. O Bracier é um dos comitês que integra a CIER.

Com informações da Itaipu Binacional e Bracier

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome