Foz terá sistema pioneiro de migração fronteiriça, diz delegado-chefe da PF

0
2254

A fronteira de Foz do Iguaçu com a Argentina será a primeira do País a ter sistema automatizado de migração terrestre. Utilizado em aeroportos paulistas, o serviço será colocado em funcionamento em plano piloto na aduana brasileira a partir do início de 2019.

A informação foi destacada pelo delegado-chefe da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, Fabiano Bordignon, durante aula ministrada para a turma de Pós-graduação Gestão em Ciência Política, Estratégia e Planejamento com Ênfase em Fronteiras, formação oferecida pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), no final de semana.

Indicado pelo futuro Ministro da Justiça, Sérgio Moro, para assumir o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) a partir de janeiro, Bordignon foi professor do último módulo do curso, que entre aulas, visitas técnicas e outras atividades tem 18 meses de duração. Abordando o tema ‘Os impactos das mudanças econômicas na região fronteiriça’, o delegado deu ênfase à necessidade da promoção de ‘movimentos de transfronteirização’ para maior eficácia de iniciativas voltadas para a segurança e o desenvolvimento da região.  “Podemos pensar a fronteira como eStranhamento ou eNtranhamento”, destacou.

Nesse sentido, Bordignon destacou iniciativas de integração, como a do comando tri-partite, formada há mais de duas décadas pelas polícias dos três países, com saldo exitoso no combate à criminalidade na fronteira. Também fez referência à fronteira tríplice da região como a mais desenvolvida economicamente do Brasil. “Tanto que o País tem 9 tríplices fronteiras, mas o termo remete à nossa, aqui em Foz do Iguaçu”.

A turma da pós-graduação Gestão em Ciência Política, Estratégia e Planejamento com Ênfase em Fronteiras passou por um currículo de excelência de 16 módulos, com aulas, visitas técnicas e outras atividades. A formatura acontecerá em Foz do Iguaçu, no 8 de dezembro, e em Cascavel, no próximo dia 30. Novas turmas da formação serão oferecidas pelo IDESF em 2019.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

  • Texto e fotos: Rosane Amadori
  • Assessoria de Comunicação IDESF
  • (45) 99101-1045

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome