Ministro Sérgio Moro faz palestra promovida por entidades de Foz do Iguaçu e região

1
145

Em sua passagem por Foz do Iguaçu, para a 50ª Reunião de Ministros da Justiça e 44ª Reunião de Ministros do Interior e Segurança do Mercosul e Estados Associados, o Ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, fez uma palestra para cerca de 900 convidados. A palestra aconteceu no dia 07, no Espaço Marias, e teve como tema “Pacote Anticrime e as ações do Ministério em 2019”.

Organizado pelo União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC), o evento teve apoio do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) e outras 32 entidades representativas de Foz do Iguaçu e região. E mobilizou lideranças de todos os segmentos, que demonstraram de forma efusiva seu apoio ao ex-juiz da Lava-Jato.

Na palestra, o Ministro detalhou as mudanças propostas no pacote anticrime e destacou a importância do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOP), órgão do ministério que congregará atuação de todas as forças de segurança, a exemplo dos fusions centers americanos.

Foz do Iguaçu terá o plano piloto do CIOP, em local cedido pela Itaipu Binacional. A inauguração está prevista para 13 de dezembro, data em que o ministro deverá retornar à cidade, com previsão da vinda, também, do presidente da República, Jair Bolsonaro.
“Foz do Iguaçu é uma das fronteiras mais emblemáticas do Brasil e representa a integração com os países vizinhos”, destacou, explicando ainda sobre o acordo de cooperação entre os país do Mercosul que prevê, entre outros pontos, a possibilidade das forças policiais adentrarem até um quilômetro o território do país vizinho em casos específicos de perseguição policial. O ministro recebeu da UDC o título de “Professor Doutor Honoris Causa”.

Para o presidente do IDESF, Luciano Barros, o momento é significativo para a região. “Temos uma política de fronteiras sendo elaborada pelo Governo Federal e Foz do Iguaçu vai receber a primeira unidade de um modelo que se mostrou eficiente na redução de crimes fronteiriços nos Estados Unidos”, destacou.

Evento – Nos próximos dias 21 e 22 de novembro, o IDESF promove o VI Seminário Fronteiras do Brasil, no auditório da Polícia Federal. A segurança fronteiriça é um dos grandes temas de debates do evento, que terá entre os painelistas o Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, brigadeiro Ary Mesquita. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.idesf.org.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome