Seminário sobre fronteiras debate o mercado ilegal de defensivos agrícolas

0
1750

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) realiza nos dias 21, 22 e 23 de novembro o VI Seminário Fronteiras do Brasil. Em sua sexta edição e já consolidado como um dos principais eventos sobre as regiões fronteiriças do País, o seminário terá como tema este ano “Desenvolvimento, Segurança e Integração” e vai debater aspectos com a dimensão dos mercados ilegais e o impacto do contrabando no agronegócio brasileiro, além da segurança pública nas áreas fronteiriças.

Entre os temas específicos, será destaque no evento o lançamento do mais recente diagnóstico do IDESF, sobre “O contrabando de agroquímicos no Brasil”. Realizado em âmbito nacional, o estudo é inédito e teve como foco descortinar o ‘modus operandi’ das quadrilhas formadas a partir deste ilícito, as quais vendem e distribuem os produtos contrabandeados para todas as áreas agrícolas brasileiras.

V Seminário, realizado em 2018, reuniu mais de 450 pessoas no auditório da PF

Segundo levantamentos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o mercado ilegal de agroquímicos responde, atualmente, por cerca de 24% do total utilizado nas lavouras brasileiras, o que o torna um dos mais expressivos vieses do contrabando que entra no País via Paraguai e o Uruguai.

O seminário terá painéis específicos sobre soberania, segurança e desenvolvimento. Terá participação de representantes dos principais órgãos ligados às seguranças de fronteiras, além do Ministério Público Federal e Estadual e parlamentares com atuação engajada em fronteiras. O evento tem objetivo de proporcionar debates interdisciplinares sobre os desafios dos setores público, privado e terceiro setor frente ao tema ‘Fronteiras’ e traçar possíveis soluções para o desenvol­vi­mento econômico e social dessas regiões.

Nos dias 21 e 22 de novembro, o evento será no Auditório da Polícia Federal (Av. Paraná, 3471), com acesso livre ao público. No dia 23 de novembro, o evento acontece no Colégio COC Semeador, voltado para os alunos da Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras. A programação completa e as inscrições gratuitas estão disponíveis pelo site www.idesf.org.br

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

Serviço:

  • O quê: VI Seminário Fronteiras do Brasil
  • Quando: 21 e 22 de novembro (das 18h às 22h30) e 23.11 de novembro (das 8h30 às 14h).
  • Onde: Auditório da Polícia Federal / Av. Paraná, 3471 – Jardim Polo Centro, Foz do Iguaçu (PR) e Colégio COC Semeador

Rosane Amadori – Assessoria de Comunicação IDESF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome