Treinamento prepara agentes para atuar no combate ao tráfico de pessoas

0
1657

Cerca de 15 agentes de entidades integrantes da Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas participaram nesta terça-feira (02) de um treinamento realizado na sala de aula do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF). A capacitação preparou multiplicadores para percorrer escolas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio repassando informações sobre o crime de tráfico de pessoas, ação programada para este segundo semestre.

A atividade educativa com crianças e adolescentes visa conscientizar para a prevenção e combate a um dos crimes transnacionais mais abrangentes, mas com identificação ainda desconhecida pela maioria dos brasileiros.

O treinamento foi ancorado em uma cartilha sobre o tema elaborada especialmente para essa ação, a qual será distribuída nas escolas. O material educativo responde às perguntas básicas sobre o crime e sua tipificação no código penal brasileiro. A conceituação adotada no Brasil segue o Protocolo de Palermo (2003), definição da ONU que classifica como de tráfico de pessoas toda a ação de abuso de poder ou situação que coloque o ser humano em situação de vulnerabilidade ou ferir sua dignidade.

A Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é vinculada ao Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e se insere nas atividades da campanha internacional ‘Coração Azul, Contra o Tráfico de Pessoas’, a qual mantém ações permanentes no combate ao crime. Em Foz do Iguaçu, as ações têm participação do IDESF, Cáritas, grupo Jocum (Jovens com uma Missão), OAB/FI, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público, Polícia Militar, Guarda Municipal, Casa do Migrante, Ministério Público do Paraguay, CAREF da Argentina. O patrocínio é da Itaipu.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

Rosane Amadori – Assessoria de Comunicação IDESF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome