Embraer e Exército Brasileiro assinam contrato para Fase Dois do Projeto SISFRON

0
2496

Nesta semana, a Embraer e o Exército Brasileiro assinaram contrato para o desenvolvimento e a implantação da Fase Dois do Programa Estratégico do Exército para o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).
Considerado uma das maiores iniciativas de vigilância de fronteiras, o SISFRON visa proteger as fronteiras do Brasil, cuja extensão é de mais de 16 mil km junto a dez países vizinhos.

O Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General Guido Amin Naves, destacou que pela alta complexidade tecnológica e cunho estratégico, fazer parte de projetos estruturantes junto à Embraer permitirá dotar o Exército Brasileiro de capacidades para o exercício de sua missão: “Estamos muito satisfeitos em celebrar o contrato da Fase Dois do projeto com a Embraer, dando continuidade à exitosa parceria, com relevantes resultados já comprovados com a implantação da Fase Piloto, complementando as capacidades operacionais no Comando Militar do Oeste”.

Segundo Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, “A assinatura do contrato da Fase dois do SISFRON representa um importante reconhecimento dos investimentos e do trabalho desenvolvido pela Embraer na implantação da Fase Piloto, valendo-se das principais competências da Empresa aplicadas a sistemas terrestres. Temos certeza que a continuidade da implantação com a próxima etapa permitirá reter e ampliar conhecimento e tecnologias críticas para área de vigilância e monitoramento de fronteiras do Brasil”.

O anúncio da Fase Dois foi realizado durante a FIDAE 2022, evento aeronáutico que ocorre em Santiago, no Chile. Foto: Embraer

Tomaz Espósito Neto, Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), destacou que o SISFRON traz reflexos positivos tanto para as áreas de segurança pública, base nacional de defesa, aumento da autonomia tecnológica, geração de emprego e aumento de capacidades das Forças Armadas. “Embora não seja o objetivo principal, essa segunda fase vai auxiliar inclusive no combate ao tráfico de armas e drogas e ainda auxiliará as operações interagências”.

Luciano Stremel Barros, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) comentou que as viagens técnicas organizadas pelo IDESF às turmas de pós-graduação em “Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras” sempre contemplam uma visita ao SISFRON, “quando os alunos podem visualizar a importância e dimensão do Sistema Integrado para as fronteiras”. No recente Acordo de Cooperação Técnica entre o IDESF e a UFGD, um dos objetivos do projeto de pesquisa é compreender a possibilidade de um modelo de governança estrutural internacional face às novas tipologias de conflitualidade e guerra do século XXI e uma das análises refere-se ao SISFRON.

*Com informações da Embraer e do Exército.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome