Programa de Proteção Integrada de Fronteiras é apresentado aos servidores da Abin

    0
    151

    O Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) foi apresentado aos alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Inteligência (CAI), da Agência Brasileira de Inteligência, na sexta-feira (20.09). O CAI é o curso mais avançado da carreira de oficial de inteligência, dura cerca de cinco meses e prepara os servidores para ocupar os mais altos cargos da Abin.

    O secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (SADSN/GSI/PR), Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, fez a apresentação do programa, uma ação do governo federal destinada a combater os ilícitos nas fronteiras terrestre, marítima e aérea e destacou a importância do trabalho interagências no combate aos crimes transnacionais.

    O Brigadeiro Ary Mesquita enfatizou que o GSI/PR está elaborando a Política Nacional de Fronteira (PNF), documento que estabelecerá diálogo com diversas outras políticas nacionais, entre as quais a de defesa, de segurança pública, de desenvolvimento regional e de inteligência.

    O corpo discente do CAI demonstrou interesse em relação ao PPIF e à PNF, pois alguns dos principais temas sob a esfera de competência da Abin, tais como contraterrorismo, contraespionagem e combate a organizações criminosas, estão direta ou indiretamente relacionados a trabalhos nas fronteiras brasileiras.

    Os alunos são selecionados por meio de provas teóricas e de títulos. Somente servidores com mais de dez anos de trabalho na Abin pode concorrer no processo seletivo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Digite seu comentário
    Digite seu nome