GSI vem ao Paraná para implementar ações do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras

    0
    36

    O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) está realizando nesta semana (23 a 26) diversos eventos no estado do Paraná para implementar ações do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

    O PPIF é o programa do governo federal destinado a melhorar a cooperação entre os órgãos encarregados de combater ilícitos transfronteiriços. Ele foi criado em 2016 e congrega agências de vários Ministérios (Defesa, Justiça, Economia e Relações Exteriores) para reduzir a incidência de crimes transnacionais.

    Na terça feira (24), pela manhã, houve uma reunião entre o GSI/PR e os órgãos de Segurança Pública da área fronteira do Paraná. Na oportunidade, o secretário de Segurança Pública do Paraná celebrou com a Receita Federal do Brasil (RFB) um acordo destinado a combater diversos tipos de crime, entre os quais tráfico de drogas, tráfico de armas, contrabando e descaminho.

    Outros órgãos que compõem o PPIF, tais como a Agência Brasileira de Inteligência, o Departamento Penitenciário Nacional e a Polícia Federal, realizaram palestras sobres suas respectivas missões e os desafios do trabalho interagências na faixa de fronteira.

    À tarde, foi realizada uma reunião entre a delegação do PPIF e representantes dos governos da Argentina e do Paraguai, países com os quais o Brasil compartilha uma tríplice fronteira na região de Foz do Iguaçu/PR. A delegação paraguaia demonstrou interesse em receber capacitação para agentes penitenciários. Além disso, os participantes debateram o funcionamento do Comando Tripartite e conheceram as ações sob a responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores do Brasil no âmbito do PPIF.

    Por sua vez, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) apresentou estudos sobre Segurança Pública e Desenvolvimento Social nas fronteiras brasileiras, com destaque para a quantidade de drogas, armas e cigarros apreendida pelos diversos órgãos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) encarregados de combater crimes transnacionais.

    Nesta quarta (25), a delegação do PPIF visita Guaíra/PR, onde haverá visitas ao Batalhão de Policiamento de Fronteira, à Polícia Federal e à embarcação Caronte, importante instrumento de combate ao crime organizado na região fronteiriça.

    No último dia da visita, (26), o Brigadeiro do Ar Ary Mesquita, secretário de assuntos de Defesa e Segurança Nacional do GSI/PR, proferirá uma aula magna no curso de Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, implantado pelo IDESF em Foz do Iguaçu/PR. A aula será na cátedra de Geopolítica, comandada pela professora Laura Urrejola, da Universidade de Brasília (UnB).

    Fonte: ABIN

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Digite seu comentário
    Digite seu nome