Reunião em SP trata da coibição ao contrabando de equipamentos de telecomunicações

0
1833

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), Luciano Barros, se reuniu nesta quinta-feira (30), na Receita Federal de São Paulo, com representantes da própria RF, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da indústria para tratar do contrabando de equipamentos de telecomunicações. A reunião faz parte de um ciclo de encontros que já aconteceu em Mato Grosso do Sul e será realizada também em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Pela sua concentração populacional, São Paulo naturalmente é o maior mercado do segmento, com o maior número de acessos à internet. Diagnóstico realizado pelo IDESF identificou que o mercado ilegal de equipamentos predomina na expansão de provedores e redes de internet no País.

O estudo ‘Mercado ilegal de telecomunicações’, foi lançado no final do ano passado e demonstrou que o mercado ilícito representa 70% do total de equipamentos das redes de telecomunicações utilizados pelos pequenos e médios provedores no Brasil.

Realizado a partir de dados de fontes oficiais como Receita Federal e Anatel, o estudo demonstra que um conjunto de irregularidades gera impacto estimado de R$ 1 bilhão anual na cadeia formal das telecomunicações, montante que cresce junto com a expansão do mercado. “Além do contrabando, as práticas criminosas neste segmento envolvem fraudes na importação, falsificações de modens, rádios e fibra ótica e a alteração na especificação dos produtos”, elenca o presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

Rosane Amadori/Assessoria de Comunicação do IDESF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome