Simpósio terá lançamento de livro e palestra sobre economia do crime

0
2611

Que fatores fazem com que o indivíduo deixe uma atividade econômica legal e passe a atuar na ilicitude do crime? Essa foi uma das questões que motivaram o professor Pery Shikida e seus orientandos a circular pelos estabelecimentos prisionais do País. A pesquisa sobre a economia do crime rendeu uma série de trabalhos acadêmicos durante quase duas décadas e, mais recentemente, o livro ‘Memórias de um pesquisador no Cárcere’, onde são relatados casos pitorescos vivenciados durante as aplicações práticas do estudo.

Professor doutor da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste/Toledo), Shikida é um dos palestrantes do simpósio Soberania e Integração de Fronteiras, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), neste final de semana (15 e 16.03). “Com base nos aspectos metodológicos da economia do crime, a pesquisa foi norteada por três questões: o motivo da migração de uma atividade econômica legal para a ilegal; as variáveis e as circunstâncias ocupacionais dessa migração – condições de vida social e religiosa, nível familiar – e, por último, se o crime compensa economicamente”, destaca.

Além de apresentar as pesquisas, Shikida fará o lançamento do livro, publicado pela Editora IDESF. O professor também vai falar sobre a responsabilidade assumida recentemente, quando foi nomeado pelo ministro Sérgio Moro para compor o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

O simpósio Soberania e Integração de Fronteiras terá quatro palestras com especialistas em diferentes segmentos do desenvolvimento de fronteiras. O evento acontecerá no auditório da Polícia Federal de Foz do Iguaçu (PF) e é aberto à participação pública. Durante o simpósio, haverá uma exposição de produtos contrabandeados na tríplice fronteira, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Contrabando, em 3 de março.

*Sobre o IDESF*O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

 Serviço

O quê: Simpósio Soberania e Integração de Fronteiras

Quando: dias 15.03 (das 19h às 23h) e 16.03 (das 8h30 às 14h)

Onde: Auditório da PF (Foz do Iguaçu)

Quanto: R$ 50 reais (com certificado)

Palestras:

  • Controle de fronteiras no Brasil Deleg. PF, Rafael França
  • Ações coletivas no Mercosul Desemb. TJPR, Sergio Arenhart
  • Economia do crime Prof. Dr. Pery Shikida
  • Tendências em negócios de tecnologia Coord. ESIC – Business & Mkt School, Alexandre Weiler
  • Rosane Amadori/Assessoria de Comunicação IDESF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome