Ação na Ponte da Amizade conscientiza sobre o tráfico de pessoas

0
1998

O senso comum geralmente associa o tráfico de pessoas ao rapto ou à coação. Porém, o crime é caracterizado pelo conjunto de ações que ferem a dignidade humana, tornando a vítima vulnerável, também, em decorrência de ameaças, uso da força, engano ou abuso de autoridade. Essas condições muitas vezes envolvem situações de migrações ilegais, por isso as regiões fronteiriças são áreas propensas ao tráfico de pessoas.

Com objetivo de conscientizar a população da tríplice fronteira sobre a abrangência desse crime, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), juntamente com a Cáritas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/FI) e grupo de parceiros, realizou no sábado (23), na Ponte da Amizade, a segunda ação da campanha Coração Azul, Contra o Tráfico de Pessoa.

 

Na ação, voluntários do grupo Jocum (Jovens com uma Missão) abordaram os motoristas nos dois sentidos das vias, distribuindo panfletos explicativos sobre o crime e adesivando os veículos com o contato para denúncias. Outra equipe de voluntários fez abordagem aos pedestres que passavam pela ponte, em especial aos pais com crianças, esclarecendo sobre a necessidade de portar documentos dos pequenos ao fazer a travessia para o país vizinho.

 

“É importante que os pais compreendam que a travessia da ponte implica na entrada em um outro País, com legislação própria, e que a identificação das crianças – as mais vulneráveis a esse tipo de crime – é um direito que legalmente as protege”, afirmou a diretora do IDESF e uma das coordenadoras da ação, Vanessa Miranda. A coordenadora da Casa do Migrante de Foz do Iguaçu, irmã Terezinha Maria Mezzalira também participou da ação.

Foz do Iguaçu conta com uma atuação da Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, composta por um conjunto de entidades parceiras que atuam no combate a esse crime. A campanha Coração Azul, Contra o Tráfico de Pessoas tem o lema “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende” e a participação do IDESF, Cáritas, grupo Jocum (Jovens com uma Missão), Unila, Sanepar, Unioeste, OAB/FI, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu. O patrocínio é da Itaipu.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

Texto e fotosRosane Amadori – Assessoria de Comunicação IDESF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome