IDESF faz ação na Ponte da Amizade em campanha contra o tráfico de pessoas

0
1893

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), junto com a Cáritas e um grupo de parceiros, realiza neste sábado (23) mais uma ação da campanha Coração Azul, Contra o Tráfico de Pessoas. Serão realizadas atividades de conscientização em relação ao tráfico de pessoas na Ponte da Amizade, das 8h às 10h.

A campanha tem o lema “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende” e foi criada para informar sobre a caracterização deste que apesar de ser um crime abrangente em suas ocorrências, muitas vezes passa despercebido. O Brasil adota o Protocolo de Palermo para tipificar o tráfico de pessoas, definido não só pelas ações de coação explícita, mas também pelo engano e abuso de autoridade que coloca pessoas em situação de vulnerabilidade.

       

De acordo com a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o consentimento da vítima é irrelevante na configuração do tráfico de pessoas (art. 7º, Decreto nº 5.948/2006). “O tráfico de pessoas é um crime silencioso, de ocorrência muito mais frequente do que podemos imaginar, que tira a dignidade do ser humano e, por isso, é difícil de ser identificado e coibido”, avalia o presidente do IDESF, Luciano Barros.

Na ação deste sábado, os voluntários farão abordagens aos pedestres, em especial os que levam crianças, conscientizando sobre os cuidados e a necessidade de portar documento de identidade dos pequenos para atravessar a fronteira. Haverá também conscientização aos motoristas, que receberão panfletos, adesivos e orientações. A ação contará com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Receita Federal (RF).

A campanha Coração Azul, Contra o Tráfico de Pessoas, tem participação do IDESF, Cáritas, grupo Jocum (Jovens com uma Missão), Unila, Sanepar, Unioeste, OAB/FI, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu. O patrocínio é da Itaipu.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

 

Rosane Amadori (texto e fotos) – Assessoria de Comunicação IDESF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome