IDESF faz ação na Ponte da Amizade em campanha contra o tráfico de pessoas

0
1939

O tráfico de pessoas é um crime silencioso, que tira a dignidade do ser humano e, por isso, difícil de ser identificado e coibido. É a partir deste cenário que o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), junto com a Cáritas e um grupo de parceiros, realiza a campanha Coração Azul, Contra o Tráfico de Pessoas. No último sábado, 20, equipes das instituições envolvidas na iniciativa fizeram uma ação na Ponte da Amizade.

Com apoio da Polícia Federal e da Força Nacional, foram feitas abordagens aos pedestres que levavam crianças, solicitando a carteira de identidade dos pequenos e passando orientação sobre a necessidade do documento para atravessar a fronteira. Os motoristas também foram abordados, recebendo panfletos, adesivos e orientações. 

A campanha tem o lema “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende” e prevê ações preventivas e informativas nas escolas em 2019, com objetivo de alertar os estudantes sobre o que é o tráfico de pessoas e os caminhos para denunciá-los. A ação na Ponte da Amizade também vai se repetir nas próximas semanas, com a participação dos parceiros da iniciativa.

“As pessoas identificam o tráfico de pessoas nos casos crassos como escravidão, adoção ilegal ou extração de órgãos humanos. Porém, é preciso entender que toda situação de exploração, seja sexual, seja de trabalho no regime de escravidão, mesmo que parta de uma condição inicial de consentimento, é tráfico de pessoas pois atenta contra a liberdade do indivíduo e a dignidade humana e precisa ser denunciada”, esclarece o presidente do IDESF, Luciano Stremel Barros.   

A campanha Coração Azul, Contra o Tráfico de Pessoas, tem participação do IDESF, Cáritas, grupo Jocum (Jovens com uma Missão), Unila, Sanepar, Unioeste, OAB/FI, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu. O patrocínio é da Itaipu.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

 

Texto e fotos: Rosane Amadori/Assessoria de Comunicação IDESF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome