Palestra aborda o compliance na gestão de empresas familiares

0
2600

Muitas vezes administrado como um problema, o vínculo de parentesco pode agregar valor e ser um dos grandes ativos das empresas familiares. A afirmação é da advogada, consultora em empresas familiares e fundadora da empresa Farmiliares, Thaíse Thomé, que vai ministrar palestra sobre o tema: “Empresas familiares: da simplicidade a era do compliance”, no próximo dia 25 de outubro, em Foz do Iguaçu.

Faça sua inscrição aqui 

Realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), a palestra vai abordar os aspectos peculiares da administração de uma empresa regida no âmbito familiar sob o enfoque do compliance, ou seja, do estabelecimento de regras ou procedimentos de gestão específicos. “Lealdade e comprometimento são condições muito presentes na família e muito difíceis de encontrar no mercado de trabalho, e isso precisa ser valorizado”, enfatiza a consultora.

Segundo Thaíse, a profissionalização e um bom planejamento são caminhos eficientes para administrar conjuntamente os vínculos profissionais e afetivos. “O modo como são sistematizados esses dois aspectos pode agregar ou dificultar o negócio”, avalia.

Neta de fundadores de uma empresa familiar e com experiência profissional especializada em governança corporativa de empresas familiares, Thaíse destaca que em muitos casos a sucessão só entra em pauta no momento da morte dos gestores. “Infelizmente, diferente de outros países, faz parte da cultura brasileira pensar na operacionalização no momento que é mais difícil para a família. Porém, será sempre melhor para qualquer negócio trabalhar de forma preventiva. É como um jogo, onde as regras ficam estabelecidas antes do início da partida”, compara.

E, diferente do que possa parecer, estabelecer processos para a administração de empreendimento de sucesso a partir do negócio de família está ao alcance de todas as empresas com esse perfil. “Com medidas simples é possível profissionalizar respeitando a trajetória da empresa, agregando valor à história que os descendentes receberam”, sintetiza.

Junto com a palestra de Thaíse, haverá a palestra do coordenador de negócios da ESIC – Business & Marketing School (uma das melhores escolas de negócios do mundo), Alexandre Weiler, sobre o tema ‘Novas metodologias de gestão e inteligência de mercado’. As palestras acontecem das 19h às 21h, no dia 25, no auditório da Polícia Federal e têm entrada franca.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), que, por meio de estudos, ações e projetos, promove a integração entre as regiões de fronteira, o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e o combate aos problemas próprios dessas regiões.

Sobre a Familiares – Farmiliares é uma empresa especializada em gestão e governança de empresas familiares, com sede em Hernandarias (PY). Com a missão de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares na região da Tríplice Fronteira, atua por meio de consultoria, palestras e workshops, realizando planejamento da gestão institucional destas empresas envolvendo os setores administrativo, contábil, econômico e jurídico.

 

Serviço

Palestras:

‘Novas metodologias de gestão e inteligência de mercado’ – Alexandre Weiler

‘Empresas familiares: da simplicidade a era do compliance’ – Thaíse Thomé*

Data: 25 de outubro de 2018

Horário: das 19h às 21h

Local: Auditório da Polícia Federal (Av. Paraná, 3471 – Jardim Polo Centro)

Informações: (45) 3029-7020

Rosane Amadori – Assessoria de Comunicação IDESF

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome