Presidente do Ibrajus ministra aula sobre distanciamento entre ética e política

0
2812

O Brasil vive um quadro de corrupção sistêmica, impregnada de forma ampla em todos os órgãos públicos, o que exige maior atuação do Judiciário. A avaliação é do jurista e presidente do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (IBRAJUS), Antônio César Bochenek. Ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o magistrado esteve em Foz do Iguaçu no último final de semana (14 e 15.09), quando ministrou aula na Pós-Graduação Gestão em Ciência Política, Estratégia e Planejamento com Ênfase em Fronteiras. A formação é oferecida pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).
Com o tema ‘A ética na ciência política’, o módulo da pós-graduação ministrado por Bochenek trouxe reflexões apropriadas para o momento pré-eleitoral brasileiro, com base na concepção original do conceito de ética, no qual ela foi concebida de forma associada ao fazer político. “A ética do povo é representada nos seus representantes”, afirmou. O jurista destacou que a ética reflete o comportamento moral num determinado tempo, para uma determinada sociedade. “As transformações éticas são claras ao longo da história. Ela se transforma de acordo com as formações sociais. É um conceito condicionado por fatores externos”, avaliou.
A pós-graduação Gestão em Ciência Política, Estratégia e Planejamento com Ênfase em Fronteiras está sendo oferecida em parceria com a Business & Marketing School Internacional (ESIC) e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), com turmas em Foz do Iguaçu e em Cascavel. O programa tem módulos voltados para o aprofundamento na realidade de fronteiras, com abordagens relacionadas às questões políticas, sociais e econômicas das regiões fronteiriças.

Sobre o IDESF – O IDESF é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Foz do Iguaçu (PR), fundada com objetivo de criar mecanismos para promoção da igualdade e da integração entre as regiões de fronteira, para o fortalecimento das relações políticas, sociais e econômicas e para o combate aos problemas próprios destas regiões, por meio de estudos, ações e projetos e através de parcerias públicas e privadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Digite seu nome